Surrealismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3113 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Surrealismo

Persistência da Memória – Salvador Dali
 
A Persistência da Memória é um dos mais famosos quadros de Salvador Dali um pintor espanhol,nascido em figueres onde também morreu.
Eeste quadro tão pequeno é a mais conhecida das obras de Dali a flacidez dos relógios dependurados e escorrendo mostram uma preocupaçãohumana, como: tempo e memória.
E o próprio Dali se apresenta na forma da cabeça adormecida que já pode-se observar que também está presente em outros quadro de Dali,segundo Dali a idéia do quadro ocorreu, e como a paisagem já estava pronta, levou apenas 2 horas para pintá-lo.Gala ao voltar do cinema e avistou o quadro, afirmou que quem visse este quadro jamais o esqueceria.A tentação de Santo Antônio

A Tentação de Santo Antônio (em espanhol: La tentación de San Antonio, em inglês: The Temptation of Saint Anthony) é um quadro realizado pelo pintor espanhol Salvador Dali em 1946. O quadro foi pintado usando a técnica pintura a óleo e mede 90 x 119,5 cm. A obra está sendo conservada no Musée Royaux des Beaux-Arts emBruxelas, a capital da Bélgica.
O quadro foi feito em Nova York, foi um concurso no qual tinha que se pintar a tentação de Santo Antônio, onze pintores fizeram parte, além de Dalí haviam outros grandes pintores participando, alguns deles eram Paul Delvaux, Leonora Carrington, Dorothea Tanning e o vencedor do concurso Max Ernst.
O júri era composto por outros célebres pintores como Marcel Duchamp,Sidney Janis e Alfred Barr.
O Surrealismo
O espírito de revolta que constituía a base do dadaísmo também pode ser encontado no surralimo, movimento artístico e literário surgido na década de 20.
Mas, ao contrário do dadaísmo, que buscava sobretudo destruir os velhos padrões, o surrealismo propunha-se a construir:

A Violação - René Magritte

Ultrapassar ogesto puramente provocativo e – segundo André Breton, criador do movimento – “transformar o mundo” atrvés da incorporação dos instintos que haviam sido reprimidos pelo “decoro” burguês, apoiado nas descobertas da psicologia.

André Breton

O Sonho e a Realidade
Criador e pricipal teórico do surralismo, André Breton(1896-1966) estudou medicina e psicologia, chegando a exercer a psiquiatria durante a Primeira Guerra, no exército. Depois ligou-se ao dadaísmo, organizando o anárquico pensamento do movimento, que começava a se tornar um jogo estéril.
Partindo dos estudos sobre a psique humana desenvolvidos por Sigmund Freud (1856-1639) e de sua obra A Interpretação dos Sonhos, Breton recusa a criação artísticaelaborada pelo pensamento lógico e consciente da mente.

A Interpretação dos Sonhos, S. Freud.

Para ele, a arte deveria partir do irracional, pois a criatividade verdadeiramente livre provém das profundezas pouco conhecidas da psique, chamadas por Freud de inconsciente.
Além da vida (e da cultura) organizada, consciente, que carcteriza determinada civilização, Freud estudou umaoutra vida, mais livre e mais verdadeira, que também faz parte da civilização e não pode ser esquecida: a vida inconsciente, “dos sonhos". As imagens e sensações do sonho (no próprio sonho) não se apresentam menos reais ou importantes do que as imagens e sensações do passado.

A Virgem Espancando o Menino Jesus Diante de Três Testemunhas

Porém os sonhos são mais “sinceros”, entreoutros motivos porque estão desvinculados das incertezas da memória.
Nos sonhos, estamos longe da leis físicas da realidade: desaparecidas a força da gravidade e a densidade da matéria, podemos nos deslocar rapidamente, inclusive voar, saindo de nós mesmos e realizando as ações mais absurdas e impensáveis.
“Por que a noite e o sonho” – perguntava Breton –“continuam a ser considerados como um...
tracking img