Surrealismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1758 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
SURREALISMO



Sandra Beatriz Micheletti
Professora: Solange Bochnia
Centro Universitário Leonardo da Vinci –UNIASSELVI
Artes Visuais( ART.0033) – História da Arte
10/12/2011



RESUMO

O Surrealismo foi um movimento artístico que surgiu nas primeiras décadas do século XX, influenciado pelos estudos de Freud e teve seu marco com a publicação do Manifesto do Surrealismo, assinadopor André Breton em 1924, que lançou um grito de revolta, de liberdade, exaltando o maravilhoso e a imaginação, conclamando à prática da poesia e à mudança de vida. O surrealismo é a resposta dada por artistas, segundo formas e modos particulares, a um certo estado social. O objetivo dos surrealistas é liberar o homem das restrições de uma sociedade utilitária. No Brasil encontra-se traços doSurrealismo em obras de Tarsila de Amaral e Ismael Nery. Nery em 1927 de volta ao Brasil após uma viagem a França teve suas obras inspirado no surrealismo.


Palavras-chave: surrealismo, Ismael Nery.

INTRODUÇÃO

O Surrealismo surgiu por volta de 1922, foi uma das mais importantes vanguardas artísticas do século XX, onde tinha por base conceitual das teorias psicanalíticas de SigmundFreud.

Para os surrealistas, a Arte não deveria estar vinculada à razão lógica; seu lugar de expressão não é o mundo cotidiano. Como método, apresenta imagens complexas, compostas a partir da contraposição irracional de objetos simples

No Brasil o precursor do surrealismo foi o brasileiro Ismael Nery, que não teve reconhecimento das suas obras em vida por ser inovador demais para a sociedade emque se encontrava.


SURREALISMO


Movimento artístico e literário que surge na França nos anos 20, fortemente influenciado pelas teorias psicanalíticas de Sigmund Freud, enfatiza o papel do inconsciente na atividade criativa. Defende que a arte deve libertar-se das exigências da lógica e expressar o inconsciente e os sonhos, livre do controle da razão e de preocupações estéticas oumorais. O principal teórico e líder do movimento é o poeta, escritor, crítico e psiquiatra francês André Breton, que em 1924 publica o primeiro Manifesto Surrealista.


A palavra surrealismo havia sido criada em 1917 pelo poeta Guillaume Apollinaire (1880-1918), ligado ao cubismo, para identificar novas expressões artísticas. É adotada pelos surrealistas por refletir a idéia de algo alémdo realismo.


O início do movimento se dá por volta de 1922. No manifesto e nos textos teóricos posteriores, os surrealistas rejeitam a ditadura da razão e os valores burgueses. Humor, sonho e a contralógica são os recursos a ser utilizados para libertar o homem da existência utilitária.


Em 1929, os surrealistas publicam um segundo manifesto e editam a revista A RevoluçãoSocialista. Entre os artistas ligados ao grupo, em épocas variadas, estão os escritores franceses Paul Éluard (1895-1952), Louis Aragon (1897-1982) e Jacques Prévert (1900-1977), o escultor italiano Alberto Giacometti (1901-1960), o dramaturgo francês Antonin Artaud, os pintores espanhóis Salvador Dalí, Joan Miró, o belga René Magritte, o alemão Max Ernst, e o cineasta espanhol Luis Buñuel.Nos anos 30, o movimento internacionaliza-se e influencia várias outras tendências, conquistando adeptos em países da Europa e nas Américas. Em 1969, após sucessivas crises, o grupo dissolve-se.


ARTES PLÁSTICAS A pintura pode ser considerada a principal manifestação artística do surrealismo. Rejeitada como meio de representação do mundo concreto ou da emoção do artista, ela deveexpressar o inconsciente.
O movimento divide-se em duas vertentes. Uma mantém o caráter figurativo, mas produz formas inusitadas com a distorção ou justaposição de imagens conhecidas. Um exemplo é A Persistência da Memória, de Dalí. Em um espaço representado convencionalmente, relógios parecem estar se derretendo.


Os artistas da outra vertente radicalizam o automatismo psíquico, para...
tracking img