Surplus

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1475 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
assed 3eResenha do documentário “SURPLUS”
Documentário mostra o lado obscuro dos regimes capitalista e socialista.

Surplus, uma produção de 2003 do diretor Erik Gandini, mostra uma realidade cada vez mais aterrorizante que está totalmente banalizada nos dias de hoje. A de que o homem transformou-se em uma máquina de consumo e ganância que está destruindo o mundo e o tornando cada vez maisafásico e amoral.
Erik Gandini nos apresenta um filme bastante intrigante no qual ele usa de uma estética diferente e moderna, com imagens e sons que praticamente transformam o filme em um vídeo-clipe, tornando-o visualmente interessante o que prende a atenção das pessoas, principalmente o público jovem, para que a mensagem seja apresentada de uma forma objetiva e clara desta situação da sociedadecontemporânea.
Com uma visão bem forte da realidade atual, o filme mostra como o meio ambiente vem sendo destruído para que as indústrias continuem a produzir cada vez mais e assim maximizem seus lucros. Além desta questão ambiental Erik Gandini mostra também como a publicidade hoje está sendo distorcida pela indústria cultural para impor suas vontades às pessoas que perante esta situação acabamsendo influenciadas a comprar coisas totalmente supérfluas.
Outra parte marcante do filme é a entrevista com o filósofo e anarco-primitivista americano John Zerzan, um defensor da idéia de que os problemas da humanidade só serão sanados com a desindustrialização da sociedade e com o abandono da tecnologia. E durante todo o filme trechos da entrevista de Zerzan são mostrados, fazendo um comparativoentre o que ele pensa e o que de fato anda acontecendo no mundo.
Uma questão muito marcante nesta sociedade de consumo é o dinheiro, que no filme é abordado mostrando a vida de algumas pessoas de várias partes do mundo, como um garoto europeu que ficou milionário, mas que prefere ter sua vida simples e sem muito dinheiro de volta, ou a garota Cubana que em uma viagem descobriu e ficoudeslumbrada com o mundo consumista que existe fora de Cuba; Ou também os trabalhadores Indianos que ganham a vida desmontando navios. Tudo isto para exemplificar esta particularidade do capitalismo que deixa poucas pessoas com muito e muitas pessoas com pouco.
Surplus apesar de ser bastante pessimista, pode ser encarado como um alerta para todas as pessoas do mundo de que chegou a hora de alguns valores dasociedade serem repensados e algumas atitudes em relação ao meio ambiente serem tomadas com certa urgência.
Resenha - Surplus
O vídeo é bem irônico na forma de abordagem sobre o capitalismo, a emergência de novas tecnologias e a relação entre as pessoas e o consumismo como uma compulsão. Quanto mais se compra, mais se deseja consumir, e muitas vezes sem necessidade. As repetições e remixagensde certas falas, como as de John Zerzan, fazem com que algumas cenas sejam risíveis.
De início, o vídeo parece fazer apologia contra o capitalismo, colocando a fala de Zerzan, condenando o consumismo e acreditando que “a inércia de consumir tem que ser destruída”, já que a “vontade de consumir aterroriza”. No entanto, a idéia de Zerzan, de que é preciso voltar quase à idade da pedra para que osseres humanos perpetuem a espécie de maneira “adequada” é um tanto quanto extrema e impraticável para nossa realidade.
Outro momento do vídeo que passa essa impressão é quando é feita uma metáfora com propagandas televisivas de vendas de produtos, com a idéia de que as corporações querem dominar as pessoas, seres passivos diante da informação. Mas já é possível notar certa ironia com a forma comoabordam esse pensamento frankfurtiano.
Surplus ironiza a maneira como Cuba vive com o socialismo através de uma senhora, achando que as necessidades básicas oferecidas são bastante democráticas, e a jovem Tania com seus deslumbres após a visita à Europa. A jovem é um retrato de que o problema do mundo não é, necessariamente, o consumo. A questão está na forma como este consumo está sendo...
tracking img