SurgimentoCiencias

5660 palavras 23 páginas
PANORAMA DA FÍÍSIICA
PANORAMA DA F S CA

“HISTÓRIA” DO SURGIMENTO DAS CIÊNCIAS.
A afirmação usual, de que a ciência surge como uma manifestação específica da filosofia, num processo evolutivo ao longo da história da humanidade, é apenas parcialmente verdadeira, visto que o conhecimento vem sendo acumulado pela humanidade numa taxa de crescimento incrível e que, por isso, num primeiro momento, todo esse conhecimento poderia ser dominado por um único indivíduo. Mas, em nenhum momento, os filósofos da antiguidade possuiam qualquer dom do conhecimento científico tal e qual conhecemos hoje. Mais correto seria considerar que, de várias experiências adquiridas ao longo da história da humanidade, foram surgindo, independentemente, a física, a matemática, a biologia, etc... e, a partir delas, foi nascendo o conceito de ciência.
Usando o modelo-padrão para surgimento e desenvolvimento das ciências, serão revistos os processos de surgimento das várias ciências.

Surgimento da matemática.
O conceito de número é deveras antigo. Há estudiosos que defendem a idéia de que na antiguidade o homem, ao lançar mão de objetos (pedras, paus...) para atacarem ou se defenderem, tiveram que aprender a contar o número de objetos armazenados. A maneira utilizadas pelos diversos povos antigos para expressarem essas quantidades variava de lugar para lugar. No Egito, o tratamento das frações era peculiar, isto é, todas as frações eram expressas como a soma de frações simples da forma 1/n e, para isso eles possuiam uma tabela de redução das frações da forma 2/(2n+1). Em Roma, os inteiros eram expressos no sistema de numeração decimal, mas as frações eram no de base 12, e não existia a notação de zero. Foi na Índia que surgiu o sistema de numeração decimal como se usa atualmente, inclusive com a notação do zero que, posteriormente, foi introduzido na Europa, por intermédio dos árabes, como números arábicos, por volta de 1299.
Várias propriedades dos números eram

Relacionados