Surgimento e usabilidade do sistema windows

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas: 19 (4602 palavras)
  • Download(s): 0
  • Publicado: 5 de maio de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
http://blogdicasemaisdicas.blogspot.com.br/2012/01/historia-do-windows-e-um-pouco-de-suas.html#.UYRZTKv5flY

História do Windows e um Pouco de suas Versões
| | | MORE SHARING SERVICES |

Microsoft Windows é uma popular família de sistemas operacionais criados pela Microsoft, empresa fundada por Bill Gates e Paul Allen. Antes da versão NT, era uma interface gráfica para o sistema operacionalMS-DOS.
O Windows é um produto comercial, com preços diferenciados para cada uma de suas versões. É o sistema operacional mais utilizado em computadores pessoais no mundo, embora uma grande quantidade de cópias sejam ilegais.
O impacto deste sistema no mundo atual é muito grande devido ao enorme número de cópias instaladas. Conhecimentos mínimos desse sistema, do seu funcionamento, da sua históriae do seu contexto são, na visão de muitos, indispensáveis, mesmo para os leigos em informática.
 
Índice
* 1 Significado do Nome
* 2 Origem e História
* 3 Principais Versões
o 3.1 Windows 1.0x
o 3.2 Windows 2.xx
o 3.3 Windows 3.xx
o 3.4 Windows NT
o 3.5 Windows 95
o 3.6 Windows 98
o 3.7 Windows 98 SE
o 3.8 Windows Neptune
o 3.9 Windows 2000
o 3.10 Windows ME
o 3.11 Windows XP
o 3.12 Windows Server2003
o 3.13 Windows Vista
o 3.14 Windows Server 2008
o 3.15 Windows 7
o 3.16 Windows CE
* 4 Compatibilidade
* 5 Características técnicas
* 6 Implementações Alternativas ao Windows e suas API´s de Programação
* 7 Ver também
* 8 Referências
* 9 Ligações externas
 
Significado do Nome
A palavra Windows em português significa janelas. A sua interface gráfica é baseada no padrão WIMP previamentedesenvolvido em Xerox PARC: possui janelas que exibem informações e recebem respostas dos utilizadores através de um teclado ou de cliques do mouse.
O registro da marca Windows foi legalmente complicado, pelo fato dessa palavra ser de uso corrente em inglês ("Windows" é equivalente a "window", que significa janela, porém no plural).
 
Origem e história
A Microsoft começou o desenvolvimento de umGerenciador de Interface (subsequentemente renomeado Microsoft Windows) em setembro de 1981. O Windows só começa a ser tecnicamente considerado como um SO a partir da versão Windows NT, lançada em Agosto de 1993. O que havia antes eram sistemas gráficos sendo executados sobre alguma versão dos sistemas compatíveis com DOS, como MS-DOS, PC-DOS ou DR-DOS. Somente o MS-DOS era produzido pela própriaMicrosoft.
O MS-DOS é um sistema operativo que não dispõe de interface gráfica, funciona através de comandos de texto introduzidos no teclado pelo utilizador. O Windows surgiu inicialmente como uma interface gráfica para MS-DOS, que permitia correr programas em modo gráfico, o que permitiu a utilização do mouse, que até à altura era considerado supérfluo em computadores de tipo IBM-PC.
 
Principaisversões
 
Windows 1.0x   
Windows 1.0
1985 - Windows 1.01 era uma interface gráfica bidimensional para o MS-DOS e foi lançado em 20 de Novembro de 1985. Era necessário o MS-DOS 2.0, 256 KB RAM e um disco rígido. Naquela altura, o MS-DOS só conseguia suportar 1 MB de aplicações. Era uma primeira tentativa de criar um sistema multitarefa. Nessa época, instalado em computadores XTs que tinham apenas 512Kbde memória, ocupava praticamente toda a memória disponível. O Windows 1.01 não foi nenhum grande sucesso comparado com seus sucessores da década de 1990, devido à limitação do hardware da época. Inicialmente, ele foi lançado em quatro disquetes de 5.25 polegadas de 360 KB cada um. Continha o Reversi (jogo), um calendário, bloco de notas, calculadora, relógio, prompt de comando (uma janela diretapara o DOS), Write, Control Panel, Paint e programas de comunicação. Permite a utilização de mouse, janelas e ícones. Nesta versão ainda não havia sobreposição de janelas.
 
Windows 2.xx
Windows 2.0
1987 - O Windows 2.03 foi lançado em 1 de Novembro de 1987 e praticamente tem a mesma interface do Windows 1.0x, com a diferença de apresentar mais recursos, ferramentas e maior paleta de cores,...
tracking img