Surgimento do universo para diversas culturas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3056 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Indiana

Em uma história no início Purusha é um homem primitivosacrificado pelos deuses como o ato de criação. O céu vem da sua cabeça, a terra de seus pés, o sol de seu olho ea lua de sua mente. As quatro castas da sociedade hindu também derivar de seu corpo - veja o sistema de castas). Os pássaros e os animaisvêm da gordura que escorre dele durante o sacrifício.

BRAHMA – O Deus da Criação.Conforme a crença hindu, no inicio tudo era escuridão e silêncio. O Universo parecia mergulhado num grande sono até que o BRAHMAN* mudou este estado de coisa. Primeiro, fez surgir as “Águas Cósmicas” e nelas depositou uma semente. Com o passar do tempo a semente se transformou num resplandecente “Ovo Dourado”. BRAHMAN, que não tinha forma passou, então, um “Ano Cósmico” dentro do “Ovo Dourado” edele emergiu na forma de uma divindade. Esse novo deus ganhou o nome de BRAHMA (sem o “N” final) e foi incumbido de uma missão especial: criar o Mundo e suas criaturas. (Seria essa a matriz do Demiurgo referido por Platão?). Mal nasceu, já começou a cumprir sua tarefa. Conta-se que quando o “Ovo” se quebrou, a casca de cima originou a esfera celeste, enquanto que a inferior formou a esferaterrestre. O primeiro ato do Deus Criador foi dar forma ao Céu e, assim, manter as metades separadas. Na seqüência, criou os seres humanos, os animais, os vegetais e tudo mais que há no Universo. Por estes feitos, BRAHMA ganhou destaque no panteão hindu e ao lado de SHIVA* e de VISHNU* passou a integrar a TRIMURTI*

Japão
O principio do Mundo e os Primeiros Deuses “Versão Kojiki” (a mais antigacrônica do Japão, compilado em 712 d.C. “Registro das Coisas Antigas”):

Antes do Céu e da Terra existirem, havia o Caos, inimaginavelmente ilimitado e sem forma definida. Dessa massa sem fronteiras e sem forma emergiu uma massa límpida, leve e transparente, vindo a formar o Céu. Esta massa veio a ser aPlanície dos Céus Elevados(Takamagahara), na qual se materializou a Deidade“Ame-no-Minaka-Nushi-no-Mikoto” (Deidade do Augusto Centro do Céu).
Logo depois os Céus deram a luz a Deidade “Takami-Musubi-no-Mikoto” (Elevada Augusta Deidade Produtora de Maravilhas), em seguida, deu à luz a terceira Deidade “Kammi-Musubi-no-Mikoto” (Divina Deidade Produtora de Maravilhas).Estes três seres divinos, espontaneamente se ocultavam. Tais Divindades eram consideradas “As Três Deidades Criadoras”.
Enquantoisto, o que era pesado e opaco neste vazio, gradualmente se precipitou assentando e se transformou na Terra. No entanto, levou um tempo imensamente longo para se condensar suficientemente e formar um solo sólido. Em seu estágio primordial, por milhões e milhões de anos, a Terra se assemelhava a uma mancha de óleo flutuante, como uma água-marinha na superfície da água. De repente, como que jorrandopor um tubo, dois seres imortais nasceram de suas entranhas. Eles eram as Deidades: “Umashi-Ashi-Kahibi-Hikoji-no-Mikoto” (Deidade Príncipe Primogênito do Agradável Jorro do Tubo) e a Deidade “Ame-no-Tokotachi-no-Mikoto” (Deidade Celestial Eternamente Pronta). Estes cinco primeiros Deuses são considerados as "Divindades celestiais especiais".
Muitos Deuses então nasceram sucessivamente, e assim,eles cresceram em número. As Deidades “Izanagi-no-kami” (Aquele que é convidado ou Divindade Sagrada da Calma), e “Izanami-no-kami” (Aquela que convida ou Ondas da sagrada Divindade), foram os últimos Deuses a aparecer.

________________________________________


O principio do Mundo e os Primeiros Deuses “Versão Nihongi"Crônicas do Japão”, compilado em 720 d.C.:

Contam-nos que noprincípio dos tempos, o Céu e a Terra não estavam separados e o Ine o Yo divididos. Eles correspondem ao Yang e Yin Chineses que constituíam os princípios de masculino e feminino. Os antigos escritores japoneses imaginavam a criação do mundo como seu próprio modo de nascer. Imagino que assim era mais conveniente e racional, tratando-se de que foi descrito em uma época em que não existia o...
tracking img