Surgimento do trabalho e da cipa com relação da revolução industrial com os primórdios da ergonomia.

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2247 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
ANDRÉ ALVES

SURGIMENTO DO TRABALHO E DA CIPA COM RELAÇÃO DA REVOLUÇÃO INDUSTRIAL COM OS PRIMÓRDIOS DA ERGONOMIA.

RIO DE JANEIRO
2011

ANDRÉ ALVES
SURGIMENTO DO TRABALHO E DA CIPA COM RELAÇÃO DA REVOLUÇÃO INDÚSTRIAL COM OS PRIMORDIOS DA ERGONOMIA
DISSERTAÇÃO
ERGONOMIA
TÉC. DE SEGURANÇA DO TRABALHO
PROF. MARISA CANOSSA
RIO DE JANEIRO
2011

Sumário
ERGONOMIA1
INTRODUÇÃO2
O QUE ÉERGONOMIA?3
ERGONOMIA = CIÊNCIA DO CONFORTO4
COMO A ERGONOMIA PODE NOS AJUDAR?5
ORIGEM DA CIPA E SEGURANÇA DO TRABALHO NO BRASIL6
CONCLUSÃO......................................................................................................7

1. Ergonomia
2. Introdução:

O termo ergonomia, “estudo da adaptação do trabalho ao homem”, surgiu na Inglaterra após a Segunda Grandeguerra, como resultado do trabalho interdisciplinar entre profissionais de diversas áreas que se dedicaram para melhorar a eficiência dos armamentos e consequentemente diminuírem os erros ou falhas dos combatentes.
Depois da Guerra a ergonomia passou a ser aplicada nos mais variados setores e foram na Indústria que se localizaram as maiores contribuições.
Estudos nos ambientes de trabalhos já vinhamsendo realizados Frederick W. Taylor, desde 1881 e por Frank B. Gilbert, desde o início do século, porém o enfoque principal para esses autores é a produtividade das empresas, e a melhoria das condições físicas de trabalho é indicada como necessidade para o aumento da qualidade e da quantidade da produção.
A ergonomia tem primaz preocupação com o elemento humano, sendo seu objetivo a satisfaçãodo trabalhador, entendendo-se que o acréscimo de produção ou melhoria da qualidade dosa produtos são resultados de uma interação adequada entre o homem e o sistema de produção.
Separando o sistema produtivo em duas partes:
A primeira física, composta de todos os elementos materiais como máquinas, prédios, equipamentos e demais produtos necessários para transformar a matéria prima em produto finale a segunda humana abrangendo todos os trabalhadores que dão significado a primeira parte e fazem com que ela funcione, verifica-se que com investimentos financeiros a parte física do sistema pode sofrer alterações bruscas em um curto espaço de tempo, aumentando significativamente a produção e a qualidade o produto final, caso essas forem as deficiências da empresa; no entanto, a parte humanarequer alterações de cultura e absorção de novas tecnologias que necessitam investimentos a longo prazo.

Considerando que a sobrevivência das empresas atualmente é marcada pela sua capacidade em adaptar-se as novas tecnologias e implementar culturas organizacionais mais dinâmicas, observa-se assim a grande importância dos trabalhadores. A ergonomia tem aqui sua função mais relevante que com oobjetivo de melhorar as condições de trabalho no sentido global do termo (Laville, 1976, Apud Santos, 1992), e aumentar a produtividade e a qualidades dos produtos a serem produzidos (Wisner, 1972), contribui significativamente para o desenvolvimento do sistema industrial das empresas e consequentemente do país.

3. O que é ergonomia?
Uma definição: “Estudo entre o homem e o seu trabalho,equipamentos e o meio ambiente”.
A ergonomia surgiu junto com o homem primitivo, com a necessidade de se proteger e sobreviver. Sem quere, o homem primitivo, começou a aplicar os princípios da ergonomia, ao fazer os seus utensílios de barro para tirar água das cacimbas e cozinhar alimentos, fazer tacapes para se defender ou abater animais. Ele exercia a mesma atividade com menos esforço, com maisconforto!
Mas, foi na revolução industrial que a ergonomia começou a surgir. Nas grandes guerras ela teve uma importância fundamental no desenvolvimento de armas e equipamentos bélicos que deveriam ser precisos e habilitados a serem usados por soldados de vários países com medidas antropométricas diferente.
Foi na Segunda Guerra Mundial que os aliados agrupados com os mais diferentes biótipos,...
tracking img