Surgimento do pensamento cientifico e filosofico

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1718 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
O SURGIMENTO DO PENSAMENTO CIENTÍFICO E FILOSÓFICO

Aline Matos da Silva *
Fabiane Cegelka *
Joziane Cegelka *

RESUMO

A eficácia da Ciência a tornou assunto de questionamento filosófico. Tem sido difícil fornecer uma explicação do método científico definitiva que possa servir para distinguir a ciência da não-ciência, e, mesmo que para um cientista a fronteira mostre-se precisa e clara,há em princípio argumentos filosóficos legítimos sobre exatamente onde estão os limites da ciência, e tais são traduzidos no que é conhecido como problema da demarcação. Há, no entanto, um conjunto de preceitos principais que possuem um consenso entre os filósofos e a ciência.

PALAVRAS-CHAVE
Pensamento, Ciência, Filosofia.


INTRODUÇÃO

O surgimento sucedeu-se no século VI a.C., quandouma nova mentalidade foi substituindo o antigo pensamento mítico, por uma aventura intelectual, que levou a investigações científicas (ciência) e especulações filosóficas (filosofia).
O pensamento científico surgiu na Grécia Antiga, com a visão cronológica de Ptolomeu que dizia que a ciência nasceu como uma tentativa de se achar respostas para os questionamentos humanos, como "o que há lá fora?","do que o mundo é feito?", "qual é o segredo da vida?" e "como chegamos até aqui?". Além de satisfazer a curiosidade, mostrou-se gradualmente como uma verdadeira ocupação, inspirando trabalhos de vidas inteiras. Isso porque se percebeu que, por meio da observação e experimentação, era possível não só compreender o mundo que nos cerca mas também a nós mesmos, isso de forma a conduzir odesenvolvimento de novas tecnologias e, assim, melhorar a qualidade de vida das pessoas.
Com um longo caminho ainda a trilhar antes de atingir a definição e status atual, o pensamento científico surgiu com os pensadores pré-socráticos que foram chamados de Filósofos da Natureza e também Pré-cientistas. Nesse período a sociedade ocidental pela primeira vez ousou abandonar a forma de pensar baseada em mitos edogmas para estabelecer uma nova forma de pensar, uma forma de pensar naturalista baseada no ceticismo.
Embora não se encontre na Grécia antiga a definição de ciência em moldes modernos, é nela que encontra-se o primeiro passo para se alcançá-la. Tanto as religiões como a ciência tentam descrever a natureza. A diferença está na forma de pensar.
Foi só a partir do século XVII, com Galileu e oaperfeiçoamento do método científico, que a ciência começou a se constituir como forma específica de abordagem do real e a se enfatizar da filosofia. A partir de então, o conhecimento foi fragmentado entre as varias ciências, pois cada uma se ocupava somente de uma pequena parte do real. As afirmações de cada uma delas são chamadas juízos de realidade, porque se referem aos fenômenos e pretendemmostrar como estes ocorrem e como se relacionam, com isso tornam-se possível prevê-los e controlá-los.
A filosofia trata dessa mesma realidade, mas em vez de dividi-la em conhecimentos particulares, considera a realidade a partir de uma visão de conjunto.


PENSAMENTO CIENTÍFICO
O que impulsiona o homem em direção à ciência é a necessidade de compreender a cadeia de relações que se esconde portrás das aparências sensíveis dos objetos, fatos ou fenômenos, analisadas e criticadas pelo senso comum. O homem quer ir além dessa forma de ver a realidade imediatamente percebida e descobrir os princípios explicativos que servem de base para a compreensão do mundo onde está inserido.
Através desses princípios, a realidade passa a ser percebida pelos olhos da ciência não de uma forma desordenada,fragmentada, como ocorre na visão subjetiva e a crítica do senso comum, mas sob o enfoque de um critério orientador, de um princípio explicativo que esclarece e proporciona a compreensão do tipo de relação que se estabelece entre os fatos, coisas e fenômenos, unificando a visão de mundo. Um conceito abrangente de ciência “A ciência é um conjunto de conhecimentos
racionais, certos ou prováveis,...
tracking img