Surgimento do dinheiro

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1143 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
COMO SURGIU O DINHEIRO

Escambo.
No início não havia moeda, não se usava dinheiro, o que se fazia era a troca de produtos, conhecido como escambo. Esta forma de comércio do início da civilização, ainda hoje, pode ser encontrada entre povos em regiões de difícil acesso e em situações em que as pessoas fazem troca de objetos sem a preocupação de sua equivalência de valor, mas sim a suautilidade, variando conforme as atividades desenvolvidas pelo grupo, correspondendo ao interesse para suprir suas necessidades essenciais.
A dificuldade era não haver uma medida comum de valor.

Moedas–mercadorias.
Como algumas mercadorias, pela sua utilidade, passaram a ser mais procuradas do que outras e aceitas por todos, assumiram a função de moeda, pois eram trocadas por outros produtos e serviapara avaliar-lhes o valor. Eram as moedas–mercadorias.
O gado, principalmente o bovino, foi dos mais utilizados; o sal foi outra moeda–mercadoria; (no Brasil devido à quase inexistência de numerário ainda no século XVII eram usados como moedas-mercadorias o pau-brasil, o açúcar, o cacau, o tabaco e o pano, sendo comercializados sob a forma de novelos, meadas e tecidos).

Surgimento das moedas demetal.
Logo que surgiu o metal se tornou o principal padrão de valor. Era trocado sob as formas mais diversas, barras, objetos como anéis, braceletes, mas exigia aferição de peso e avaliação a cada troca, então ganhou forma definida e peso determinado, recebendo uma marca indicativa de valor e também apontava o responsável pela sua emissão. Essa medida agilizou as transações e os utensílios demetal passaram a ser mercadorias muito apreciadas.
A procura cada vez maior levou à sua valorização e utilização como moeda, objetos metálicos de pequenas dimensões que começaram a circular como dinheiro como as moedas faca e chave que eram encontradas no Oriente e o talento, moeda de cobre ou bronze, com o formato de pele de animal, encontrado na Grécia e em Chipre.
Os primeiros metaisutilizados na cunhagem de moedas foram o ouro e a prata. A cunhagem de moedas em ouro e prata se manteve durante muitos séculos, sendo as peças garantidas pelo valor comercial do metal utilizado na sua confecção. Assim, uma moeda na qual haviam sido utilizados vinte gramas de ouro, era trocada por mercadorias neste mesmo valor. Depois de muitos séculos, outras ligas metálicas passaram a ser empregados,passando a moeda a circular pelo valor gravado em sua face, independe do metal nela contido.

Moeda de Papel
Na Idade Média surgiu o costume de se guardarem os valores com um ourives, pessoa que negociava objetos de ouro e prata. Este, como garantia, entregava um recibo. Com o tempo, esses recibos passaram a ser utilizados para efetuar pagamentos, circulando de mão em mão e dando origem à moedade papel.
Em 1664, a Suécia que não possuía prata, mas era rica em cobre, começou a cunhar as maiores já feitas, o “dáler” que pesavam até 19 quilos cada uma, então a rainha Cristina decidiu substituí-las pelas primeiras cédulas de papel-moeda a circular na Europa.

No Brasil, os primeiros bilhetes de banco, precursores das cédulas atuais, foram lançados pelo Banco do Brasil, em 1810. Tinham seuvalor preenchido à mão, tal como, hoje, fazemos com os cheques.
Com o tempo, da mesma forma ocorrida com as moedas, os governos passaram a conduzir a emissão de cédulas, controlando e garantindo o poder de pagamento.

Cheque
O cheque, que, pela simplicidade de seu uso e pela segurança que oferece, está sendo, progressivamente, adotado por número sempre maior de pessoas nas atividades de seudia-a-dia. Esse documento, pelo qual se ordena o pagamento de certa quantia ao seu portador ou à pessoa nele citada, visa, primordialmente, à movimentação dos depósitos bancários.
O Cartão de crédito
surgiu nos Estados Unidos na década de 20. Postos de gasolina, hotéis e firmas começaram a oferecê-los para seus clientes mais fiéis. Eles podiam abastecer o carro ou hospedarem-se num hotel sem...
tracking img