Surgimento das creches em angola

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 15 (3539 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Objectivo do trabalho- caracterizar o surgimento da creche enquanto construção social histórica no contexto Bieno.
Considerações
Ao analisar a creche numa perspectiva histórica, o seu surgimento esteve atrelado à mudança do processo produtivo consequentemente gerando mudança social, que por sua vez exigiam a criação de uma instituição que atendesse as criança pequenas.
Dessa forma a crechetornou-se um mecanismo para amenizar, mesmo de forma paliativa, as necessidades produzidas por surgimento de uma organização familiar impulsionada pelo estabelecimento de uma organização económica social e politica.
O papel do estado é fundamental na sociedade capitalista, ao mesmo tempo em que o viabiliza, cria politica para amenizar as crises sociais pois sabemos a incapacidade do sistema de sereproduzir sem destruir o ambiente natural e as condições de vida do ser humano.
Mesmo sabendo que o atendimento à criança pequena esta atrelado aos interesses burgueses, historicamente só se afirmou enquanto direito da criança e da família, apos muitas pressões por parte das classes trabalhadora, e volto a afirmar que as políticas sociais não existem só mente como uma imposição de cima, mastambém como resultado deste jogo de força, presente na relação de classe.
Nesses estudo de forma alguma pretendemos finalizar a discussão aqui proposta, mas esperamos ter contribuindo para construção deste objeto na sua historicidade.

INTRODUÇÃO

Importância da história
A história é uma ciência que estuda a vida do homem através do tempo. Ela investiga o que os homens fizeram, pensaram e sentiramenquanto seres sociais.
Neste sentido, o conhecimento histórico, ajuda na compreensão do homem ser enquanto constrói seu tempo.
A história é feita por homens, mulheres crianças, ricos e pobres, por governantes e governados, dominantes, dominados, pelas guerras e paz por intelectuais e principalmente por pessoas comuns, desde os tempo mas remotos. A história esta pressente no quotidiano e servede letra a condição humana de gente transformador do mundo.
Ao estudar a história nos deparamos com os homens foram e fizeram, e isso nos ajuda compreender o que podemos ser e fazer, assim a história é a ciência do passado e do presente, não acontece de uma forma perfeita, pois não temos o poder de voltar o passado e ele não se repete. Por isso, o passado tem de ser recriado, levando emconsideração as mudanças ocorridas no tempo. As informações recolhidas não serviram ao presente se não forem recriadas, questionadas, compreendidas e interpretadas.
A história não se resume em simples repetição dos conhecimentos acumulados. Ela deve ser um elemento de conscientização dos homens para as tarefas de construir um mundo melhor e uma sociedade mas justa. Conhecendo o passado para intender opresente e projetar o futuro
As mudanças trazidas no capitalismo, em que ouve a passagem do modo de produção domestica para o fabrico provocaram toda uma reorganização da sociedade para atender as novas exigências de produção, passa neste contexto a ser exigido também uma nova organização familiar. Antes as necessidades das famílias eram supridas por seus próprios membros, predominava a fabricaçãodomiciliar, pois tinha em suas mãos os meios de trabalho. Com o novo modo de produção, o trabalhador foi separado dos meios de produção e só pode ter acesso e eles vendendo a sua força que garante o mínimo necessário para a sua reprodução. O serviço social surge como emergência da questão social do conjunto das expressões da desigualdade social económico e cultural, ou seja, problemas da sociedadecapitalista madura, do antagonismo entre o capital e trabalho. Surge com ascensão da sociedade burguesa, no século XIX. Assim, com aparecimento de classes sociais, a burguesia (classe social dominte) necessitava de um profissional que cuidasse da área social assistindo a classe proletária. No momento, não existia uma metodologia ou teoria acerca da profissão ou o que era a mesma. Por força da...
tracking img