surgimento da sociologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (934 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de setembro de 2014
Ler documento completo
Amostra do texto
SURGIMENTO DA SOCIOLOGIA


O surgimento da Sociologia A princípio, podemos iniciar esta unidade indagando: o que é sociologia? Como surgiu? Quais os acontecimentos que possibilitaram sua origem?Quem é o autor dessa palavra? Sociologia é um termo híbrido formado a partir de duas línguas: do latim sócio com ideia de social, e do grego logos (razão), que exprime a ideia de “palavra” ou “estudo”.O termo Sociologia significa, portanto, “estudo do social” ou “estudo da sociedade”.
Há uma ampla literatura sobre os movimentos culturais e científicos que você poderá pesquisar nas bibliotecas esites na internet, filmes e documentários. Por ex. sobre Galileu, entre outros. Essa palavra foi criada em 1839 por Auguste Comte, filósofo francês, considerado o ‘pai da Sociologia’. Comte achava quea Sociologia deveria ensinar os homens a aceitar a ordem existente. Mais à frente, entenderemos o porquê dessa ideia comteana.
Tendo agora conhecido a origem da palavra Sociologia, vamos, neste veralguns acontecimentos históricos que marcaram seu. Esse surgimento ocorreu em um contexto histórico específico, que coincide com os derradeiros momentos da desagregação da sociedade feudal, bem comoda consolidação da civilização capitalista. Assim, a Sociologia como “ciência da sociedade” não surgiu de repente, nem resultou das ideias de um único autor, mas é, de acordo com Tomazi (2000), frutode toda uma forma de conhecer e de pensar a natureza e a sociedade, que se desenvolveu a partir do século XIV quando ocorreram transformações sociais significativas, como o fim do Feudalismo e ascensãodo Capitalismo.
O mundo europeu ocidental começou a sofrer transformações substantivas do ponto de vista econômico, político, cultural, científico, artístico, social e ideológico, a partir doséculo XIV. Do ponto de vista econômico, a expansão do comércio além-mar, para além das fronteiras da Europa ocidental, pelos italianos (séculos XIV e XV), pelos portugueses, espanhóis ingleses,...
tracking img