Surgimento da psicopedagogia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1006 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
SURGIMENTO DA PSICOPEDAGOGIA


A graduação em Psicopedagogia surgiu há mais de trinta anos na Argentina segundo Alicia Fernandez. Na pratica a atividade psicopedagógica iniciou- se antes da criação do próprio curso.
Alicia afirma que Buenos Aires foi a primeira cidade argentina a oferecer uma faculdade de Psicopedagogia, passando por três momentos distintos devido a alterações nosseus planos de estudo. O primeiro em 1956, 1958 e 1961, com ênfase na formação fisiológica e psicológica, incluindo fundamentos de Biologia e uma área especifica, que era a psicopedagogia como pré- requisito o titulo de docente .
Para Fernandez e Montti, o segundo momento de Psicopedagogia na Argentina é constituído pelos planos de 1963, 1964 e 1969, onde são evidencia a influência daPsicologia Experimental na formação do psicopedagogo. Neste momento procura- se capacitá- lo na medição das funções cognitivas e afetivas, cuja duração passa de três para quatro anos no plano de 1969, e o terceiro momento acontece em 1978 com a criação da licenciatura na matéria, ou seja, uma carreira de graduação com duração de cinco anos.
Para essas educadoras argentinas a Psicopedagogia temocupado um significativo espaço no âmbito da educação e da saúde. É importante destacar um fato que permitiu mudanças na abordagem da Psicopedagogia: da reeducação à clinica. Na década de 1970 criou- se em Buenos Aires os Centros de Saúde Mental, onde atuavam equipes de psicopedagogos que faziam diagnósticos e tratamentos. Esses profissionais observaram que, depois de um ano detratamento, quando os pacientes retornavam para controle, haviam “resolvido” os problemas de aprendizagem. Entretanto, em lugar destes problemas surgiam graves distúrbios de personalidade, produzindo um deslocamento de sintonia. A partir daí ocorre uma grande mudança na abordagem psicopedagógica incluindo no trabalho o olhar e a escuta clinica da Psicanálise, resultando no atual perfil do psicopedagogoargentino.
Observam Fernández e Montti que, na Argentina, a atuação psicopedagogica esta ligada, fundamentalmente, a duas áreas: a educação e a saúde. A função do psicopedagogo na área educativa é cooperar para diminuir o fracasso escolar, seja este da instituição, seja do sujeito ou, o que é mais freqüente de ambos.
Quanto à área da saúde, o psicopedagogo, na Argentina,trabalha em consultórios particulares/ ou em instituições de saúde, hospitais públicos e particulares. Sua função é reconhecer e atuar sobre as alterações da aprendizagem sistemática e/ou assistemática. Participam do diagnostico tanto o sujeito quanto os pais.
Com os pais o objetivo é levantar hipóteses relativas a “quem são os consultantes, que mensagem tentam transmitir através de suas palavras e deseus silêncios, como vivenciam o problema de aprendizagem de seu filho, que fantasias criam a respeito das intervenções terapêuticas, por que e para que o paciente apresenta dificuldades”. Já com a criança, os instrumentos empregados são mais variados, recorrendo o psicopedagogo argentino, em geral, a: provas de inteligência; provas de nível de pensamento; avaliação do nível pedagógico; avaliaçãoperceptomotora; testes projetivos; testes psicomotores; hora do jogo psicopedagógico.
No Brasil, por muito tempo se explicou o problema de aprendizagem como produto de fatores orgânicos, na década de 70 foi amplamente difundida a idéia de que tais problemas teriam como causa uma disfunção neurológica não detectável em exames clínicos, chamada disfunção cerebral mínima (DCM).
O rotulo DCM foiapenas um dentre os vários diagnósticos empregados para camuflar problemas sociopedagógicos traduzidos ideologicamente em termos de psicologia individual. Termos como dislexia, disritmia e outros também foram usados para esse fim.
Para levantar corretamente a historia “das preocupações com os problemas de aprendizagem”, tais problemas foram estudados e tratados por médicos em outro lugar e outra...
tracking img