Surgimento da filosofia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (283 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
SURGIMENTO DA FILOSOFIA

Com o surgimento e desenvolvimento das cidades-estados (polis), ocorreram grandes mudanças sociais e políticas, bem como o desenvolvimento do comercio e aexpansão da colonização grega. Paralelo a esse desenvolvimento, a razão começa a se difundir na historia da humanidade, tendo como ponto de partida alguns fatores que podem serdestacados, como a invenção da escrita, da moeda, e também a evolução da própria cidade.
Como os valores religiosos eram inquestionáveis, os escritos passam a ter uma disponibilidade maiorsendo divulgados em praça pública, assim sujeito a discussão e a crítica. A escrita então gera uma nova mentalidade, pois exige de quem escreve uma postura diferenciada de quem apenasfala, necessitando uma maior clareza e rigor.O surgimento da moeda, também foi outro fator de peso para o desenvolvimento da filosofia, pois com a mesma os produtos passam a ter valorde troca, transformando-se em mercadoria, revertendo seus benefícios para a própria comunidade. Esse efeito de democratização de um valor, acaba remetendo a moeda a sobrepor aossímbolos sagrados e afetivos o caráter racional de sua concepção. Essa convenção humana, dava medida comum a valores diferentes vinculando o nascimento do pensamento racional crítico.
Outrofator importante foi o nascimento da pólis. As cidades trazem a autonomia da palavra, sem a mágica mítica, e sim com o conflito, a discussão, argumentação humana, esses debates fazemnascer a política, permitindo ao homem tecer seu destino na esfera pública. Esse rompimento com as doutrinas míticas inquestionáveis, fizeram surgir a filosofia. A partir desse momentoa filosofia surgiu, dando um caráter mais humano a todos os fatores, questionando o que era fixo, rejeitando o sobrenatural e interferências míticas na explicação dos fenômenos
tracking img