Surf

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1780 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MONTES CLAROS - UNIMONTES
CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E SAÚDE - CCBS
DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO FÍSICA E DESPORTO - DEFD

HISTÓRIA DO SURF



MONTES CLAROS – MG
ABRIL/2013

HISTÓRIA DO SURF

Trabalho apresentado ao curso de Educação Física da Universidade Estadual de Montes Claros – Unimontes, como requisito parcial para aprovação na disciplina de Históriado Esporte.

Professor:

MONTES CLAROS – MG
ABRIL/2013

SUMÁRIO

1.INTRODUÇÃO 4
2. HISTÓRIA DO SURF 4
3. HISTÓRIA DO SURF NO BRASIL 5
4. EQUIPAMENTOS 6
5. ATLETAS 7
6. MULHERES NO SURF 7
7. REFERÊNCIAS 8

1.INTRODUÇÃO

O mais praticado de todos os esportes radicais, a total interação com o mar, o contato com as ondas, aarte de domar a natureza. Esse é o surf, um esporte praticado pelos Deuses e Reis, que conquistou milhares de adeptos por todo o mundo, criando uma legião de fiéis e apaixonados seguidores.
Para iniciar no esporte é necessário apenas uma prancha e muita coragem, para desafiar as ondas. Quem experimenta domar os tubos nunca mais quer parar.
O surf, hoje, deixou de ser apenas um esporte, eé uma filosofia de vida. Exerce uma grande influência na moda, na música, no cinema, enfim, o surf está em todos os lugares. O praticante do esporte possui um estilo próprio e pode facilmente ser identificado em qualquer lugar.

2. HISTÓRIA DO SURF

O surf nasceu na Polinésia e tinha raízes religiosas, culturais e sociais muito fortes para os povos que ali viviam. Quando o Capitão JamesCook, um navegador inglês, chegou ao Hawaii em 1778, ficou espantado com a habilidade dos nativos que deslizavam sobre as ondas com pedaços de madeira.
No século XIX, o surf foi proibido por missionários cristãos que consideravam esta atividade pagã. Até o início do século XX, o esporte permaneceu em baixa. Foi quando surgiu o "pai do surf" Duke Paoa Kahanamoku.
Até então, o mundo não tinha idéiado que era o Hawaii e muito menos, o surf, entretanto, Duke Kahanamoku utilizou sua fama para divulgar o esporte para o mundo. Ele se tornou conhecido após ser campeão olímpico e recordista mundial de natação em 1912, em Estocolmo.
Duke fez o mundo saber que ele era um surfista da praia de Waikiki, situada no arquipélago havaiano e que o surf era o ato de cavalgar nas ondas do mar. Ele sabiamentetirava proveito de sua fama, objetivando beneficiar as coisas que amava: o solo havaiano, seu povo e o surf. Ele morreu em 1968 aos 77 anos, mas até hoje, todos os surfistas lembram daquele que foi e sempre será lembrado como o pai do surf moderno.
Durante a II Guerra Mundial, no início dos anos 40, um jovem californiano chamado Robert Simmons, inventou a prancha de fibra de vidro, revolucionandoo surf.
Na década de 60, na Califórnia, houve uma explosão no número de praticantes, chegando a 350.000 surfistas, popularizando definitivamente o esporte, pois com as novas tecnologias as pranchas diminuíram de peso e tamanho, apesar de ainda medirem 3m de comprimento e pesarem15Kg.
O crescimento do surf competitivo aconteceu na década de 80 acompanhado de um grande crescimento naindústria especializada, que possibilitou a profissionalização de muitos atletas, criando um circuito mundial com milhares de dólares em prêmios.

3. HISTÓRIA DO SURF NO BRASIL

No Brasil, as primeiras pranchas, então chamadas de "tábuas havaianas", chegaram pelas mãos de turistas e funcionários de companhias aéreas. Sabe-se que, no Brasil, o esporte foi desenvolvido e começado em Santos, [comnomes como Thomas Rittscher Júnior, Margot Rittscher, Osmar Gonçalves e João Roberto Suplicy Hafers. Gonçalves era filho de um exportador de café bem-sucedido, que lhe trouxe dos E.U.A. uma revista chamada Popular Mechanic. Um dos artigos ensinava como fazer uma prancha. Foi o que Osmar fez com a ajuda dos amigos João Roberto Suplicy Haffers e Júlio Putz entre Dezembro de 1938 e Janeiro de 1939....
tracking img