Surdez

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1197 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Após a leitura do capítulo 1 - Inclusão e Surdez: O difícil caminho até aqui, para a realização de um resumo onde serão salientados os pontos que eu considero mais importantes, pode-se iniciar sobre a caracterização da Inclusão como princípio da Educação Especial, sendo que para chegar nesse aspecto as autoras apresentam, primeiramente, os princípios de Normalização e de Integração, por seremos princípios deram origem a Inclusão. Falam de onde surgiu o princípio de Normalização e o que ele estabelecia, falam também do principio da Integração e como deveria ser, onde as crianças surdas passaram , a frequentarem, as classes especiais em escolas comuns, embora as classes especiais não oferecessem escolarização regular. Embora a prática da Integração, tenha demonstrado dificuldadese problemas, isso proporcionou novos estudos e pesquisas no campo da Educação Especial, seja nos aspectos administrativos, quanto nos didático-pedagógicos. E a partir desses estudos e pesquisas é que deram fundamentação para o Princípio da Inclusão. Porém mesmo dentro do processo de inclusão os alunos surdos,são os que mais sentem dificuldade, em função de toda proposta metodológica estarembasada na comunicação oral.

Já no capítulo 2 uns dos aspectos importante para mim foi a criação por Thomas Hopkins Gallaudet da primeira escola para surdos dos Estados Unidos da América que usava os sinais, que foram implementados pelo professor surdo francês, Laurent Clerc. O reconhecimento da língua americana de sinais (ASL) como língua dos surdos dos Estados Unidos.
E também o IICongresso Internacional, em 1880, em Milão, a aprovação do uso exclusivo e absoluto da metodologia oralista, sendo proibindo, a partir de então, a utilização da linguagem de sinais, são aspectos importante para mim, pois mostra um retrocesso na educação dos surdos. Outro fato que merece destaque para mim, é o fato de que a Língua de Sinais passou a ser defendida no Brasil por profissionaisinfluenciados pelos estudos divulgados pela Gallaudet University. A abordagem bilíngue foi outro aspecto que considerei importante nesse capítulo.

Com relação ao capítulo 3, um dos aspectos por mim considerado importante sãos as formas de definir identidade, principalmente no caso dos surdos, que é a busca do direito de ser surdo, sem sofrer influencia do ouvinte e de sua cultura. E não é só fato deser surdo que garantirá uma identidade surda, mas sim componentes construídos pelos diferentes papéis que assumimos nas interações sociais.
Em segundo, pelo fato de que a partir do reconhecimento de que a língua de sinais desempenharia para o desenvolvimento cognitivo dos surdos, o mesmo papel que a língua oral representa para os ouvintes, portanto tornou-se compreensivo de que a surdeznão torna a criança um ser que tem possibilidades a menos, mas com possibilidades diferentes, e nem por isso menores.

4. Destaque uma dúvida que surgiu na leitura dos três primeiros capítulos e que você conseguiu resolver. Escrever a dúvida em forma de pergunta e a responda. ATENÇÃO: não pode ser uma questão já formulada no texto e nem uma questão óbvia, mas algo que intrigou você.

Dúvida:Podemos falar em Libras e a Língua Portuguesa oral junto, na mesma hora?
Resposta: Não, não é possível falar em Libras e em Português ao mesmo tempo. Ao falar a Libras, a boca deve permanecer fechada

5. Qual foi a principal conquista da comunidade surda até o presente momento? Justifique a resposta.
Após a leitura dos capítulos acima citados, a principal conquista da comunidade surdaaté o presente momento, foi o reconhecimento pelos ouvintes, da LIBRAS como língua materna dos surdo e o respeito por essa língua, pois com esse respeito os surdos começaram falar por si próprios sem precisar que os ouvintes tomassem decisões por eles.

6. Analisando quais devem ser as atitudes do professor que atua com os alunos surdos em escolas inclusivas, cite três que você considera mais...
tracking img