Surdez

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3406 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O presente trabalho tem como objetivo revisitar bibliografias que conceituam a Deficiência Auditiva, relatando quais as possíveis causas do comprometimento da audição e dentre essas causas, as quais levam a uma perda auditiva, sem deixar de observar quais os comprometimentos linguísticos e educacionais que ocorrem com uma criança que apresenta surdez.O artigo observará também o papel familiar,ressaltando que a partir do momento em que a família se conscientiza de que o filho é surdo, ela deve buscar apoio especializado com: educadores surdos, professores capacitados, intérpretes, e profissionais, tais como fonoaudiólogos, psicopedagogos, psicólogos e principalmente uma escola que valorize o Bilinguismo e LIBRAS, pois somente assim, o filho surdo terá oportunidades de um desenvolvimentocognitivo, linguístico e social adequado, ou seja, como o que acontece na maioria das crianças ouvintes.

Palavras chave: surdez, desenvolvimento, conscientização familiar.

INTRODUÇÃO

O que norteia o presente trabalho proposto é a busca por melhor entendimento sobre o conceito da Deficiência Auditiva, e a iniciação do processo da inclusão da criança surda dentro de salas comuns, visandofavorecer a necessidade da Língua de Sinais.
A inclusão não é de interesse somente dos alunos deficientes auditivos, pois no momento em que o educando entra na escola regular é exigido mudanças em todo seu contexto desde as instalações até a atitude dos professores e demais funcionários.
Requer também o aprimoramento dos professores no sentido de estudos e capacitações, mas também se faznecessária a redução de números de alunos por sala, estrutura física adequada e apoio especializado ao docente regular, acompanhamento aos pais e campanhas de conscientização com a comunidade sobre a inclusão do surdo em classe regular, viabilizando uma melhor aprendizagem do mesmo. São estas as questões que discutiremos neste trabalho, que visa observar e analisar criticamente todo este contextoda inclusão auditiva.
Falaremos um pouco sobre a importância de uma orientação familiar clara e esclarecedora, pois a família é fundamental no processo de desenvolvimento e evolução do filho com surdez, uma vez que este filho pode possuir concomitante com a surdez, outros déficits de desenvolvimento: cognitivo, na compreensão, comunicação e interação social.
A aceitação do diagnóstico e apoiofamiliar construirá uma história respaldada no acolhimento e respeito ao filho. A aceitação dos pais com relação ao filho alicerçará sua evolução como ser sociocultural.

DESENVOLVIMENTO LINGUISTICO E SURDEZ.

A linguagem envolve a significação das coisas que permeiam a existência humana, não limitando- se apenas a uma forma de comunicação. É por meio da linguagem que o homem constitui-se comosujeito na sociedade, por ela, ele é capaz de comunicar-se, trocar conhecimentos, expor suas ideias e argumentos, compreender o mundo e se fazer compreendido.
Logo, a linguagem marca o ingresso do homem na cultura, por ela ele transforma e é transformado culturalmente e socialmente.
LYONS (1987 apud FERNANDES 2003) afirma que a “linguagem é um sistema de comunicação..., que marca o ingresso dohomem na cultura e na sociedade”.
A linguagem desde o início tem natureza social, pois se desenvolve através das relações que o homem estabelece, dede tenra idade.Por isto, o atraso na aquisição e desenvolvimento da linguagem pode ocasionar um prejuízo global do desenvolvimento humano e consequentemente de sua percepção do mundo e aprendizagem.
Uma das causas de atraso na aquisição edesenvolvimento da linguagem é a surdez, podendo levar a alterações na comunicação e nas habilidades cognitivas, com implicações emocionais, educacionais, sociais e econômicas.
Para nos aprofundarmos neste universo da surdez, vejamos a afirmação de BEVILAQUA E FORMIGONI (2005), no qual as deficiências auditivas apresentam uma vasta variedade de características, diferindo-se em termos de localização;...
tracking img