Surdez

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (485 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
1 - Língua – ela pode se compreendida como uma prática social em que o falante escritor e ouvinte interagem em favor de seu objetivos.

2- Língua é apenas um código pelo qual se veicula as ideiaspredeterminantes

3-língua- Sendo a língua uma representação do pesamento corresponde a de um sujeito psicológico, individual, dono de sua vontade e de suas ações e a concepção de língua comoestrutura, corresponde a de um sujeito determinado, assujeitado pelo sistema, caracterizado por uma espécie de não consciência.

Classificação de Sujeito

Sujeito enunciado- ele é responsável pelosentido. A língua nesse sujeito é um instrumento que se encontra a disposição do indivíduos que se encontra a disposição do indivíduos que o utilizam como se ele não tivesse história, sujeitocartesiano. Interpretar é descobrir a intenção do falante. Nesse sujeito o uso da língua é individual.

Assujeitado – o sujeito não é responsável pela linguagem. Assim sendo como afirma Posseti ( 1993)
Oindivíduo não é dono da sua vontade consciência, quando existe é produzida de fora e ele pode não saber o que faz e o que diz. Conclui-se que ele é um sujeito anonimo social em relação ao indivíduo .Ele passa ser um simples locutor repetidor. Influenciado socialmente.

Sujeito como entidade psicossocial- a língua é considerada um local de interação onde o sujeito participa,interage e realizadasentido. Produz o social na medida em que participa ativamente da definição da situação na qual se acham engajados. O sujeito usa a língua com toda a sua estrutura.

Texto – é um eventocomunicativo no qual convergem ações linguísticas e sócias. Ele também pode ser um evento de interação entre sujeitos. Pode-se o classificá-lo de acordo com as concepções de língua e sujeito que se adote.1- Quando define língua como representação do pesamento e o sujeito como senhor de suas ações e de seu dizer o texto é definido como produto lógico do pesamento do autor.

2- No antedimento de...
tracking img