Supremo bla-bla-bla

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (251 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Questão 1- O tema é a linguagem dos juízes do supremo, para o autor a linguagem usada pelos juízes é excessivamente longa, que usa palavrasdemasiadas e que cansa. Podemos notar esse ponto de vista do autor por duas citações do texto: “Ninguém esperaria encontra tamanho talento (referindo se aAbrahan Lincoln) para a concisão no supremo tribunal federal brasileiro: mas o contraste ressalta que falar não significa ter muito a dizer”. “Os maus hábitosda linguagem empolada e da expressão prolixa continua a prosperar no judiciário: no supremo, ainda mais em julgamento momentoso como o do mensalão chegamao seu apogeu”
Um dos argumentos do autor é o fato de que assistir a um julgamento nos passa uma “sensação de leigo”; um outro argumento do autor é quecom toda essa loquacidade parece que eles adotam uma “estratégia de lentidão” para o processo.
“Na minha opinião”, concordo com o autor, “se casodisseminasse uma disciplina retorica mais objetiva, direta e suscita os benificios seriam incalculáveis.

Questão 2-a Para maior compreensão dessetrecho é necessário que o leitor tenha um conhecimento de mundo, saber quem foi Abrahan Lincoln e saber porque ele fez o discurso em Gettysburg, vai ajudarmuito o leitor a compreender e interpretar melhor o texto.
Questão 2-b Para poder compreender esse trecho é necessário que o leitor tenha umconhecimento textual, o leitor necessita ter conhecimento de diferentes gênero de leitura que possibilite para ele saber o que é uma retórica breve e resumido.
tracking img