Supply change

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2339 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
CENTRO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA PAULA SOUZA
FACULDADE DE TECNOLOGIA DE BOTUCATU
CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM LOGÍSTICA




CARLOS MARCELO CARMONI







SUPLLY CHAIN MANAGENT



























Botucatu-SP
JUNHO – 2011
CENTRO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA PAULA SOUZA
FACULDADE DE TECNOLOGIA DE BOTUCATU
CURSO SUPERIOR DETECNOLOGIA EM LOGÍSTICA




CARLOS MARCELO CARMONI






SUPLLY CHAIN MANAGENT






Orientador: Prof. Vicente Cornago





Trabalho apresentado como requisito parcial para a aprovação na disciplina Logística, do Curso Superior de Tecnologia em Logística, da Faculdade de Tecnologia de Botucatu.



Botucatu-SP
JUNHO – 2011
Supply ChainManagement
Gestão Cadeia de Suprimentos

Carlos Marcelo Carmoni

Resumo

Nos últimos anos a competição tem crescido significativamente no mundo industrial, provocando o surgimento de novos desafios e oportunidades na forma de organizar e gerenciar a produção. No setor produtivo, desde que se começou a entender a importância do tratamento das atividadeslogísticas de forma integrada e aperceber que elas deveriam ser consideradas, também, além dasfronteiras das empresas, a gestão da cadeia de suprimento (Supply Chain Management) passou aser identificada como indispensável para o sucesso dos negócios.
Palavras-chave:
Gestão da cadeia de suprimentos, Avaliação de desempenho, Cadeia de suprimento.

Supply Chain Management
Summary

In recent years the competition has grownsignificantly in the world 
industry, giving rise to new challenges and opportunities in the form 
to organize and manage production. In the productive sector, since it began 
understand the importance of treating atividadeslogísticas seamlessly 
and realize that they should be considered, too, and the dasfronteiras 
companies, supply chain management (Supply Chain Management) has aser 
identifiedas essential for business success.
Keywords
Supply Chain Management, Performance Evaluation, Supply Chain





1.1 Introdução
Cada vez mais o acirramento da competição provocado pela globalização das economias, pelas fusões de empresas e pelo maior grau de exigência dos consumidores, está cevando as empresas a buscarem novas alternativas para assegurar ou ampliar suas vantagenscompetitivas.
Uma das principais soluções é o Gerenciamento da Cadeia de Suprimento – Supply Chain Management (SCM), "um conjunto de atividades que integram as funções das empresas de uma cadeia, desde o pedido da matéria prima até o consumidor final" (Fox et al, 1999).
Este trabalho visa mostrar as vantagens da utilização do SCM, assim como seus objetivos, sua funcionalidade e osprogramas que o utilizam.

2. O que é Gestão da Cadeia de Suprimentos (SCM)?
É uma ferramenta que, usando a Tecnologia da Informação (TI) possibilita a empresa gerenciar a cadeia de suprimentos com maior eficácia e eficiência. Envolve os processos de controle, coordenação e integração do fluxo de informações financeiras e logísticas, desde a produção da matéria prima até a entrega do produto aocliente final.
Supply Chain Management (SCM - Gestão da Cadeia de Suprimentos) tem representado uma nova e promissora fronteira para empresas interessadas na obtenção de vantagens competitivas de forma efetiva e pode ser considerada uma visão expandida, atualizada e, sobretudo, holística da administração de materiais tradicional, abrangendo a gestão de toda a cadeia produtiva de uma formaestratégica e integrada. SCM pressupõe, fundamentalmente, que as empresas devem definir suas estratégias competitivas e funcionais através de seus posicionamentos (tanto como fornecedores, quanto como clientes) dentro das cadeias produtivas nas quais se inserem. Assim, é importante ressaltar que o escopo da SCM abrange toda a cadeia produtiva, incluindo a relação da empresa com seus fornecedores...
tracking img