supply chain

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (537 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de dezembro de 2014
Ler documento completo
Amostra do texto
Integração Econômica: Teoria e Prática


As integrações econômicas ocorrem a mais de meio século globo, mas como todo aprendizado seu começo ocorreu falhas e acertos. Mas como todo aprendizadodepende de erros também muito se alterou na forma de comprometerem multilateralmente.
As integrações econômicas são quando os preços de todos os produtos iguais são equiparados em uma dada região.Haverá um só mercado em que se cobraria o mesmo preço para o mesmo bem. Para outros, a integração seria simplesmente a eliminação de barreiras econômicas bilaterais ou multilaterais. Outros entendem quea integração como resultada da eliminação de todos os impedimentos para o comercio entre mais de um país e que, além disso, haja alguns mecanismos de coordenação geral nas economias. Outros acreditamque a integração econômica é a divisão do trabalho em uma região.
Para a integração acontecer devem ocorrer alguns passos como; as taxações entre os membros envolvidos devem ser menores do quecobrados para outros países que não estão participando do processo, a extinção ou redução de barreiras alfandegarias para a região participante, facilitando a integração.
O mercado comum é um estágiobem avançado do que a união aduaneira tendo em vista que se elimina barreiras ao comercio adota-se uma tarifa externa comum, livre circulação de capital e mão de obra. Em países em desenvolvimento amão de obra é complicada, pois existem vario fatores que dificultariam, como a cultura, legislações trabalhistas e também o momento que o pais vive. Sempre que um país da integração não estiver bem àmão de obra migraria para outro lugar deixando assim partes descobertas por mão de obra.
Ocorre também a união econômica, que deve ter livre comercio, tarifa externa idêntica, circulação de fatoresprodutivos e a uma harmonização politica fiscal e monetária, e em um momento mais apropriado a criação de uma moeda comum. Depois destes passos se tem uma união econômica completa.
Mas estas...
tracking img