Supply chain management (scm)

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1090 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Resumo
O processo se inicia com o pedido do cliente, seguido da produção, armazenamento e distribuição dos produtos e suprimentos para o cliente. Este tipo de processo reduz o tempo, proporciona o compartilhamento de previsões de vendas, diminuição de custos, agiliza as entregas e otimiza a produtividade. Tudo visando a satisfação do cliente.

Introdução
O Supply Chain Management - ouGerenciamento da Cadeia de Suprimentos – é todo esforço envolvido nos processos e atividades empresariais que criam valor na forma de produtos e serviços para o consumidor final, sendo também uma forma integrada de planejar e controlar o fluxo das mercadorias. Engloba todos os esforços empenhados na elaboração e na distribuição de um produto ou serviço, desde o primeiro fornecedor até o consumidorfinal.

Como e onde surgiu
No final da década de 60 foram desenvolvidos sistemas para 'Controle de Estoque', cuja função básica era controlar os consumos de materiais. A primeira grande evolução ocorreu na década de 70: a previsão de consumo passou a ser afetada diretamente pelas necessidades da área de produção da empresa e considerava as compras em andamento para atender parte destasnecessidades. Esta ferramenta foi chamada de MRP - Material Requirement Planning - ou Planejamento das Necessidades de Materiais. No início da década de 80 o conceito foi novamente ampliado, sendo chamado de MRP II. Nesta etapa, além de surgir o conceito de planejamento mestre - MPS, Master Plan Scheduling - as áreas produtivas e estoque foram integradas a compras, vendas e algumas funções financeiras.Enfim, no final da década de 80 surge o conceito ERP e, nos softwares, foram desenvolvidas ferramentas para controlar com abrangência todas as áreas críticas de uma empresa. Após o advento do ERP, a necessidade observada era que o software deveria acompanhar a evolução de um ambiente empresarial. Com este intuito, surgiu o conceito SCM - Supply Chain Management - sigla para Gerenciamento da cadeialogística. Esta solução veio a complementar o ERP, gerenciando toda a cadeia logística do cliente até o fornecedor, passando pelo planejamento finito de produção, planejamento da logística de distribuição, transportes, etc. Em resumo, planejando e controlando as entidades internas e externas da companhia.

Vantagens
Os primeiros benefícios procurados pelas empresas ao implementar os programasde gerenciamento da cadeia de suprimentos são: satisfação do cliente; redução de custos; aumento da lucratividade; melhoria da colaboração com fornecedores e clientes; controle de estoque.
Os resultados são: redução do número de fornecedores e clientes; intensificação das relações com grupos de empresas escolhidos para uma articulação cooperativa e sinérgica; Integração e compartilhamento deinformações entre clientes e supridores, permitindo o maior equilíbrio das variáveis relacionadas aos patamares de demanda, capacidade de produção e estoques, inclusive através de entrega just-in-time; encaminhamento coletivo de soluções para os problemas; presença e participação dos diferentes elos nas várias etapas do processo, desde a concepção até a fabricação dos produtos.

Desvantagens
Asdesvantagens podem refletir nos custos necessários para a implantação da tecnologia, também a desconfiança na forma em que a ferramenta vai ser utilizada pela empresa parceira.
Existem alguns fatores críticos na implantação do SCM, tais como: Complexidade do conceito e visão estratégica integrada – a complexidade da implantação do conceito SCM é um dos fatores que explica o fato de que poucasempresas o terem implementado até hoje. Outro fator seria: o Gerenciamento das expectativas dos investidores.

Como é utilizado?
O foco do Supply Chain Management é o fluxo de produtos e informação entre os diferentes membros da cadeia de suprimentos a fim de reduzir os custos de armazenagem, agregar valor aos produtos, acelerar o time-to-market e reter clientes. Além de integrar eficientemente...
tracking img