Supply chain management (scm) ou gerenciamento da cadeia de suprimentos (gcs).

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1524 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
.SUPPLY CHAIN MANAGEMENT (SCM) OU GERENCIAMENTO DA CADEIA DE SUPRIMENTOS (GCS).
1-Conceitos
Com o cliente tornando–se mais exigente, o mercado financeiro teve que apostar e investir em qualidade total, assim o avanço referente a qualidade e a produtividade das empresas foi inevitável e com eles surgiram conceitos em relação a produção, onde um deles tem sido muitíssimo, ate então, usadopelas empresas ate então. Estamos falando do conceito; Supply Chain Management – SCM, ou Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos – GCS.
Esse conceito só ganhou maior divulgação, a mais de três décadas, contudo, ainda não é senso comum, entre as empresas, a sua implementação completa, com resultados positivos.
Existe certa confusão sobre o que realmente ele significa. A quem o utilize comosinônimo ou substituto para Logística. Porém Para Ching (2001) ele é bem mais amplo do que Logística. Mas todos os autores defendem que ele nasce como uma evolução natural do conceito de Logística.
Para Martins e Alt (2000) o SCM não é o um sinônimo para logística, mas é sim “administração do sistema de logística integrada da empresa.” Ele explica que isso é “o uso de tecnologias avançadas, paraplanejar e controlar uma complexa rede de fatores visando produzir e distribuir produtos e serviços para satisfazer o cliente”. De acordo Pires (1998), as empresas sair do velho modelo de negocio, baseado somente na relação de compra e venda, sem parcerias no pós venda e “praticar um relacionamento mais cooperativo e estável com seus fornecedores”.
Segundo Cooper, Lambert e Pagh (1997),destaca que ejustamente nesse ponto levanto por pires, que esta “a diferença entre SCM e a logística integrada.na visão deles também, ela está no relacionamento entre empresas e fornecedores e nas alianças e parcerias formadas entre empresas”.
Supply Chain Management tem na logística, no marketing, e nas finanças seus apoios fundamentais. Sendo que o marketing atua como responsável pelas informações demercado e pela análise da demanda; a logística baliza a operacionalidade do fluxo da cadeia produtiva, enquanto as finanças devem analisar o controle financeiro.
Ainda seguindo essa amplitude do conceito de SCM, que vai além da logística, temos a definição de Franceschini e Gurgel (2002), que colocam que SCM é “uma integração dos processos que formam um determinado negocio, desde os fornecedoresoriginais ate o usuário final, proporcionando produtos, serviço e informações que agregam valor para o cliente. Enquanto que Lambert e Cooper (2000), usando o mesmo principio, mas expondo de modo diferente, defende que SCM ou GCS é a integração de processos de um negocio, tendo como ponto de partida o consumidor final até os fornecedores iniciais da cadeia desses produtos, informações e serviços,sendo que acrescentem valor para o comprador.
Para entender melhor o SCM, é preciso entender o que é um canal de distribuição e quais suas funções. Primeiramente o canal de distribuição ganhou bastante ênfase tendo sua utilização dentro do marketing, sendo uma ferramenta de eficiência, podendo ser estratégica, na comercialização e distribuição de produtos e serviços. Com o passar dos anos essecanal de distribuição foi se tornando mais complexo ao mesmo tempo em que seu controle diminuía. Diante do surgimento de complexidades e do ambiente cada vez mais competitivo e exigente, o SCM surgiu para atuar de forma sistêmica e abrangente em toda a cadeia empresarial.
Segundo Pires (1988),
Supply hain Management (SCM)-Gestão da Cadeia de Suprimentos tem representado uma nova e promissorafronteira para empresas interessadas na obtenção de vantagens competitivas de forma efetiva e pode ser considerada uma visão expandida, atualizada e, sobretudo, holística da administração de materiais tradicional, abrangendo a gestão de toda a cadeia produtiva de uma forma estratégica e integrada. SCM pressupõe, fundamentalmente, que as empresas devem definir suas estratégias competitivas e...
tracking img