Supply chain management: conceitos, oportunidades e desafios da implementação

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (270 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
RESENHA ARTIGO 1 – Supply Chain Management: conceitos, oportunidades e desafios da implementação

Os anos 80, 90 e 2000 foram marcados por transformações gerenciais em várias áreas,especialmente nas funções ligadas às operações logísticas das empresas. Conceitos de qualidade total, produção enxuta e logística integrada passaram a fazer parte das estratégias das empresas,e se consolidaram nas organizações.

O Supply Chain Management surgiu como um conjunto de processos de negócios capazes de integrar os procedimentos da cadeia de logística das empresas.Para Fleury (2002, p.3), o SCM deve ser capaz de coordenar os canais de distribuição da cadeia de suprimentos, integralizando os processos e as pessoas participantes.

Os benefíciosoferecidos pelo SCM são vários, e para iniciar a sua implementação é necessário, além de abandonar antigos paradigmas gerencias na organização, integrar todas as atividades da cadeia desuprimentos e considerar 7 processos chaves para o sucesso: 1) relacionamento com os clientes; 2) Serviço aos clientes; 3) Administração da demanda; 4) Atendimento de pedidos; 5) Administração dofluxo de produção; 6) compras/suprimentos; 7) Desenvolvimento de novos produtos.

Entretanto, apesar de ser um processo que objetiva reduzir custos e prazos, oferecendo qualidade com usode tecnologias e técnicas modernas de logística, o SCM possui uma complexidade que dificulta a implementação. Para driblar essas barreiras, os gestores de suprimentos precisam desenvolverequipesde facilitadorese integradores das partes interessadas, buscando um canal de informações que conecte todos os participantes do processo.

Apesar de possuir um conceito complexo emuitos desafios em sua implementação, o SCM vem sendo reconhecido como requisito estratégicoe diferencial competitivo nas organizações que buscam maximizar a lucratividade e a rentabilidade.
tracking img