Suportesmagneticos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2062 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
4 – SUPORTES DE ARMAZENAMENTO MAGNÉTICO

4.1 – DISCOS RÍGIDOS
É no disco rígido (Hard Disk – HD) que armazenamos as informações no computador. É uma memória permanente, pois ao ser guardada no disco rígido a informação não é perdida. O disco rígido é peça fundamental do funcionamento do sistema informático, ao potenciar a sua utilidade através da sua grande capacidade de armazenamento dearquivos e por alojar o Sistema Operativo, todo o restante software necessário, e os dados e documentos pessoais gerados através das aplicações informáticas. O disco rígido é um sistema lacrado constituídos internamente por vários discos circulares revestidos por uma película magnética (magnético-sensivel) similar ao usado nas fitas magnéticas. Há discos rígidos internos e externos, sendo os internosnormalmente mais baratos. A capacidade de memória é actualmente, na melhor das hipóteses, de 3TB. Existem discos rígidos em vários formatos e com várias velocidades. Inicialmente utilizado apenas em computadores, a sua utilização generalizou-se a televisão com gravação digital de vídeo, gravadores digitais de vídeo, consolas de jogos, receptores e gravadores de vídeo em alta definição. Liga-se àplaca mãe (Motherboard) através de um controlador de disco que interpreta a informação solicitada pelo processamento, tanto para leitura como para escrita. Pode, no caso da memória RAM ser insuficiente, ser utilizado como memória virtual substituindo a memória RAM.

4.1.1 Caracteristicas gerais dos Discos Rígidos
- Capacidade do disco rígido:  A capacidade de um disco rígido é indicada emgigabytes (GB) ou terabytes (TB). Um gigabyte são 1000MB (megabytes), um terabyte 1000GB. Actualmente, a capacidade dos discos rígidos situa-se entre 160GB e 2TB. Um computador normal costuma ter uma capacidade de memória de 250GB a 500GB. Dada a popularidade crescente dos meios digitais, como filmes, música e fotos, a capacidade de discos rígidos aumenta muito rapidamente. Devido à invasão de discosrígidos mais recentes e maiores, os preços também baixam rapidamente.
- Formatos: Os discos rígidos para PC têm, normalmente, um formato maior do que os que se destinam a portáteis. Estes discos de 3,5 polegadas oferecem também, normalmente, um pouco mais de capacidade. Os portáteis usam os discos rígidos mais pequenos de 2,5 polegadas. Os modelos mais pequenos são, também, frequentemente maispequenos em leitores de média e mini-PCs e existem também como discos rígidos externos.
 - Ligação interna: Os discos rígidos internos estão ligados à alimentação de corrente do computador. A ligação ao PC pode ser feita de várias formas. No caso de ATA paralelo (também conhecido por IDE) usa-se um cabo plano comprido. Contudo, esta forma é um tanto obsoleta e foi substituída pelo S-ATA (série ATA),mais rápido. O S-ATA utiliza cabos mais finos, pelo que proporciona mais espaço no PC para a ventilação, evitando assim o sobreaquecimento. O S-ATA dispõe de uma taxa de transferência de dados de, no máximo, 3GB por segundo, enquanto um ATA paralelo tem uma taxa de 133MB por segundo. 
- Ligação externa: Os discos rígidos externos são, maioritariamente, ligados ao PC ou ao portátil através de umaligação USB. Vários discos usam FireWire. Teoricamente, o FireWire é mais rápido e estável, mas quase só se usa nos computadores Mac. eSata é a variante externa do S-ATA e oferece a taxa de transferência de dados mais rápida, contudo, é pouco usada. Os discos rígidos externos usam, frequentemente, a alimentação de corrente do computador através do cabo que os ligam ao PC. Contudo, alguns discos têmuma ficha para ser inserida na tomada em separado.
- Fabricantes mais conhecidos: 3com, Acer, Adaptec, Apple, Buffalo, Cisco Systems, CnMemory, Compaq, Datalux, Dell, ExcelStor, Fujitsu, Glyph, Hewlett-Packard, Hitchi, IBM, Intel, Iomega, Konica Minolta, Lacie, Lenovo, Maxtor, Origin Storage, Promise, Samsung, Seagate, Security-Center, Tandberg, Toshiba, Trekstor, Vantec, Western Digital.
-...
tracking img