Suplementos na atividade fisica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (586 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
De forma geral, a necessidade de nutrientes de atletas só difere em quantidade da recomendação para sedentários. Muitas pessoas, utilizam suplementos para substituir refeições, conduta esta que deveser abolida. A suplementação é indicada quando a ingestão de alimentos não conseguir alcançar as necessidades, ou mesmo se estas forem muito aumentadas, o que vai depender da freqüência dos treinos eda atividade em questão. Em algumas situações, o suplemento pode ser associado a um refeição para garantir o aumento de um nutriente específicos, para tornar a dieta mais viável dentro da rotinadiária de cada atleta e/ou para melhor a absorção de determinado nutriente.

Nas lojas virtuais, prateleiras de farmácias e de lojas

especializadas, não faltam opções de suplementos e marcas, cada umdeles com uma função específica. Os classificados como ergogênicos podem promover aumento do desempenho físico e os repositores, como o próprio nome já diz, repõe os nutrientes perdidos durante aprática esportiva.

A polêmica creatina, aminoácido encontrado tanto nos alimentos como sintetizado organicamente, faz parte do grupo dos ergogênicos. Na célula muscular, a creatina em sua formafosforilada, creatina-fosfato, constitui uma reserva de energia para a rápida regeneração do trifosfato de adenosina (ATP), em exercícios de alta intensidade e curta duração, como por exemplo, durante umsprint de 100m rasos ou em uma seqüência de levantamento de peso em um treino de halterofilismo.

Para orientar o consumidor e garantir maior controle o Ministério da Saúde divide os suplementos emgrupos. A seguir, uma síntese da função de cada um destes grupos e suas funções:

Energéticos: podem ser usados antes, durante ou após treinos e provas, dependendo das características do indivíduo e doesporte. Fornecem basicamente energia, vinda sobretudo de carboidratos, e são encontrados em pó ou gel. São exemplos: maltodextrina, dextrose.
Protéicos: indicados para completar a ingestão...
tracking img