Suplementação esportiva

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (618 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Capitulo 1- Suplementação Esportiva:
INTRODUÇÃO:
Atualmente os suplementos esportivos ou nutricionais são usados com o objetivo de prevenir doenças, ganhar ou perder peso. A suplementação não estámais restrita à atletas que visam melhorar a performance. Isso ajuda a explicar porque o consumo por praticantes de exercícios (que não são atletas) aumenta a cada dia.
Devido a grande falta deinformações ao assunto, surgem várias dúvidas quanto ao uso de suplementos. O consumidor leigo, por exemplo, pode ficar extremamente confuso diante diferentes tipos de produtos para as mais diversasfinalidades.
DEFINIÇÃO:
No Brasil esses produtos são agrupados em diferentes categorias: repositores eletrolíticos; alimentos protéicos e compensadores. Esse agrupamento, não define o que se entende porsuplemento esportivo, ou seja, quais são suas particularidades.
Nos EUA o documento chamado DSHEA ( Dietary Supplements Health Act) classificada um produto como suplemento,quando:
1.For umproduto utilizado com o intuito de suplementar a dieta, com um ou mais ingredientes: uma vitamina, mineral, uma erva, uma planta;
2.For produzido para ser ingerido na forma de capsulas, pilulas,tabletes ou no liquido;
3. Não for produzido para o uso convencional como alimento ou como único ítem de uma refeição ou dieta;
4.Incluir substâncias como drogas novas, antibióticos ou produtos biológicoslicenciados.
CLASSIFICAÇÃO:
Não existe uma classificação especifica para suplementos esportivos, alguns classificam de acordo com o principal nutriente neles presente (carboidratos,multivitamínicos...).Outros preferem classificá-los de acordo como são comercializados (fat burners, anticatabólicos...).
Segunda a DSHEA de 1994, são considerados os suplementos dietéticos:
- Os suplementos comalto conteúdo de carboidrato (CHO), os vitamicos/ multivitaminicos e suplementos minerais, suplementos a base de cálcio e refeições liquidas.
E os auxiliares ergogenicos:
Distinguida de suplementos...
tracking img