Supermercado pequeno porte

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2775 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de setembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
O “5S” NUM SUPERMERCADO DE PEQUENO PORTE
JÚLIO CESAR SOARES, MENG.
Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul – UNIJUÍ
Rua São Francisco, 501 Cx 560 Ijuí/RS CEP: 98700-000- julioces@main.unijui.tche.br
WANDERLEY JUNGES, BEL. EM ADMINISTRAÇÃO
Rua Tenente Jung, 366, Santo Cristo/RS- 98960-000
Abstract:
This paper presents a report of the experience of 5S Program’simplementation in a supermarket situaded in Santo Cristo, Northwest of Rio Grande do Sul.
By the way, the work intends to emphasize, mainly, the difficulties that were met in this process.
Keywords: 5S program, total quality program, supermarket.
1- Introdução
O despertar de empresas brasileiras em busca do binômio popularizado por qualidade total tem levado a academia e próprio setor produtivo arefletir sobre formas de implementar com sucesso os denominados programas de qualidade total, os quais idealizam satisfazer todas as pessoas vinculadas às organizações e defendem melhoria da qualidade de vida no trabalho como forma importante a contribuir para este ideal. Pré-requisito para tal é a manutenção de um local de trabalho agradável e organizado. Silva (1996) afirma que a qualidade devida, qualidade de produto só podem conviver em ambiente propício. Como alternativa interessante em termos de perspectiva de melhorar ambientes de trabalho organizações têm optado pelo programa rotulado de 5S.
Ao estudar a aplicação do 5S em um museu, Fraga da Silva (1996) concluiu que a mesma, entre outros ganhos, provocaria a melhoria da qualidade de vida no trabalho. Em relato da experiênciada CELESC- Centrais Elétricas de Santa Catarina S. A. na aplicação do Programa “5S”, entre outros objetivos, May (1996) destaca que esta iniciativa desenvolveu-se objetivando servir como estímulo para a implantação plena do Programa de Qualidade Total.
O Programa “5S” além de apontar à da estruturação e manutenção de ambientes de trabalho organizados e limpos, busca provocar alteraçõescomportamentais nas pessoas. De acordo com Campos (1992), o Programa “5S” visa mudar a maneira de pensar das pessoas na direção de um melhor comportamento para toda a vida, além de não se resumir a um evento episódico de limpeza, mas numa nova maneira de conduzir a empresa com ganhos efetivos de produtividade. O autor destaca que é um programa para todas as pessoas da empresa, do presidente aosoperadores, para as áreas administrativas, de serviço, de manutenção e de manufatura. Martins e Laugeni (1998) concordam com Campos neste
aspecto quando ressaltam que a falta de limpeza, ordem e organização garante falta de qualidade e baixa produtividade e que qualquer programa de melhoria da qualidade e produtividade deve iniciar-se com a mudança de hábitos de todos colaboradores quanto à limpeza,organização, asseio e ordem do local de trabalho. Tratando-se de escolas, Costa apud Schmidt el al. (2000) defende que nesse contexto o Programa 5S tem se mostrado um instrumento eficaz para a formação de hábitos saudáveis de vida entre os profissionais, alunos e comunidade nas quais estão inseridos. Segundo o autor, além de extremamente necessário à formação dos alunos, o 5S revela-se um instrumentoeficaz de incentivo à criatividade e a participação de todos na gestão escolar, propiciando um clima favorável ao bom desempenho escolar. De acordo com Schmidt et al. (2000, op. cit.), por ser de simples compreensão, aplicação e capaz de produzir resultados expressivos em um prazo relativamente curto, o Programa 5S tem sido desenvolvido de maneira criativa, participativa e alegre, constituindouma forma eficaz de se educar para a cidadania.
Este trabalho pretende sintetizar alguns aspectos de um processo de implantação de um programa 5S em um supermercado situado na cidade de Santo Cristo/RS, destacando algumas dificuldades verificadas nesta experiência. A empresa objeto do estudo é composta por 23 funcionários na matriz, compreendendo um gerente, dois auxiliares administrativos, duas...
tracking img