Supermercado do bairro

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 23 (5729 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
“SUPERMERCADO DO BAIRRO”
UMA HISTÓRIA DE SUCESSO e O RESPEITO AO MEIO AMBIENTE.


Adriana Cristina Amaral
Eliane Ferreira dos Santos
Fernando Andre de Miranda
Odair Alves da Silva
Roseli Maria de Lira Ferreira

RESUMO

Este artigo tem o objetivo de descrever o processo de logística reversa em um mercado de pequeno porte, situada na cidade de São Bernardo do Campo / SP descrevendoo destino dos resíduos gerados por ela.
Sabe-se que a logística reversa tem benefícios econômicos, sociais, legais e ambientais e com esse conhecimento iremos explorar as informações coletadas e identificar qual o maior beneficia para o mercado.
A princípio tínhamos informações geradas por um questionário apurado com pessoas que ocupam cargos de chefia, coordenação ou gerência. Posteriormenteforam coletas informações práticas de como é realizado de fato o processo com as pessoas ligadas diretamente aos métodos aplicados.

Palavra chave: Logística Reversa, Meio-Ambiente, Sustentabilidade.

INTRODUÇÃO
Toda empresa busca uma vantagem competitiva frente aos concorrentes, e a estratégia mais explorada é a de logística reversa. Grandes supermercados tendem a se sobressair no mercado,devido a ter um gerenciamento de qualidade nessa área. No caso do Supermercado Fláquer, mais conhecido pelo nome fantasia “Supermercado Do Bairro” vê na atuação da Logística Reversa um ambiente de muitos benefícios. Temos o conhecimento que estando localizado em um bairro residencial, onde até pouco tempo não existia comércio de nenhum gênero, não desconsiderou a responsabilidade de competição, jáque existem vários concorrentes de alto potencial ao redor do bairro, tendo que redobrar as atenções aos cuidados a serem tomados para que a total satisfação do cliente tanto no âmbito comercial quanto o ambiental, já que hoje o mundo está voltado para as ações de melhoria continua de qualidade de vida.
‘A busca para a melhoria do nível de serviço junto a logística continua sendo um dos grandesdesafios gerenciais, ao qual a gestão da armazenagem é um fator preponderante na geração de custos e níveis de eficiência e eficácia dos objetivos que se deseja alcançar junto aos clientes (GAPSKI, 2003).

Desenvolvimento
Revisão Teórica
O varejo como é conhecido o setor de supermercados na verdade é um grande “laboratório de marketing”, pois é o local onde todas as experiências do que será ounão consumido pela população tem sua finalidade garantida. “E nos últimos anos vem passando por profundas mudanças, que exigem um novo direcionamento das empresas que atuam nessa empolgante e desafiadora atividade, deste ou daquele lado do balcão” (Moura, 2002, pg71). Varejo é um conjunto de atividades e negócios que adiciona valor a produtos e serviços vendidos a consumidores, para uso pessoal efamiliar (Levy e Weitz, 2000). Kotler (1998, p.493) define varejo como "todas as atividades envolvidas diretamente na venda de bens e serviços diretamente aos consumidores finais, para uso pessoal".
A expansão dos supermercados também se deveu a dois outros fatores fundamentais, que foram à geladeira e o automóvel. O aperfeiçoamento da refrigeração destinada ao lar, bem como a produção em massade refrigeradores, e sua consequente redução de preço, permitiram que as pessoas pudessem realizar o abastecimento em casa de gêneros alimentícios perecíveis por períodos mais longos. Por sua vez, o automóvel, que a partir de meados de 60 passou a ser adquirido pelos extratos de rendimentos médios da população, deu maior autonomia aos proprietários, liberando-os das compras restritas aos limitesdo bairro. (Pintaudi, 1981).
A atividade dos supermercados é regulamentada pela Lei n.º 7.208, de 13 de Novembro de 1968 no Brasil, onde se enquadra que o supermercado “é o estabelecimento comercial varejista explorado por pessoa física ou jurídica, que, adotando o sistema de auto-serviço, expõe e vende no mesmo local, permanentemente, gêneros alimentícios e outras utilidades da vida doméstica”....
tracking img