Superman

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1562 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
No artigo “Superman, totalmente inspirado em Jesus”, publicado aqui no CINEGOSPEL dia 17/06, você viu como a saga do verdadeiro Salvador do mundo inspirou o salvador do mundo de mentirinha em Superman – O Filme (1978). Agora você continua descobrindo mais semelhanças entre a história de Jesus e a do Super-Homem no filme Superman – O Retorno , como revelado pelo pastor Marcelo Eliziário Vidal,integrante da nossa equipe:
No filme, o mundo acredita que não precisa de um Superman. Também é o que o mundo rebelado diz de Deus Pai e de Jesus.
Superman sobrevoa Metrópolis, com Lois Lane, e lhe diz que do alto ele ouve o mundo clamando por um salvador (a reportagem de Lois Lane que dizia que o mundo não precisa de um Superman não procede: o mundo diz que não necessita de um salvador mas viveem busca de um socorro que venha dos céus!).
Superman voa até a fortaleza maligna de Luthor, onde é duramente surrado e tem o seu lado direito furado (Jesus entregue aos seus algozes e a lança do soldado o perfura na cruz. Ver Mt 26. 67; 27. 26, 29, 30; Jo 19. 34).
Superman retira do mundo aquilo que o iria destruir (a fortaleza do pecado/ o império das trevas. Ver Jo 1. 19 e Cl 2. 15).Após isto Superman entra em um coma de três dias. E depois deixa, sem vestígios, o leito vazio (a ressurreição e o túmulo vazio. Ver Mt 28. 1-8; Mc 16. 1-8; Lc 24. 1-12 e Jo 20. 1-10).














Analise do discurso em Superman

O herói mais famoso de todos os tempos, Superman, foi criado nos anos 30 pelos judeus Jerry Siegel e Joe Shuster. A história desse personagem é rica deinterpretações, possui um conteúdo analisável no âmbito de enunciados que escondem interessantes sentidos dentro de ideologias e metáforas presentes. Para a análise do discurso presente em Superman, foram destacados trechos de três longas-metragens produzidos a respeito do homem de aço, a saber: Superman, o Filme (1978), Superman IV Em Busca da Paz (1987) e Superman Returns (2006), os quais vãoservir de base para explicações das fortes marcas presentes, as quais demonstram que o filho de Krypton é um super-herói tipicamente norte-americano, além de ser uma clara metáfora de Jesus Cristo.
Para começar, vamos vê-lo como um super-herói ideologicamente americano. A sua roupa azul, a capa e as botas vermelhas, por exemplo, destacam as cores predominantes na bandeira dos EUA, o que o declarauma marca, um representante deste país.
É de se acreditar que há uma intenção do enunciador, ou seja, dos idealizadores do primeiro e do quarto filme, de convencer o enunciatário, os que assistiram aos filmes, de que esse herói não se trata de um ser pertencente ao mundo, mas é, na verdade, um representante do país mais poderoso.
Antes de Superman, o Filme (1978) ir para os cinemas, um dos slogansde divulgação enfatizava: "You will believe a man can fly", que significa: "Você vai acreditar que um homem pode voar". À época, era o orgulho americano mostrar ao mundo inteiro o seu super-herói, esse homem que os Estados Unidos fizeram voar utilizando-se das mais modernas tecnologias para o cinema.
No filme, a repórter do Planeta Diário, Lois Lane, entrevista Superman: "Why are you here? Theremust be a reason for you to be here", ou "Por que você está aqui? Deve haver uma razão para você estar aqui". A isso ele dá uma resposta carregada da certeza de que o herói escolheu o país e a ideologia deste, pela qual lutaria: "I?m here to fight for truth and justice and the American way", cuja tradução aproximada seria: "Eu estou aqui para lutar pela verdade, justiça e ideal americano".Superman IV, em Busca da Paz (1987), mostra o homem de aço em uma conferência da ONU solicitando à Secretária Geral para fazer, ele mesmo, um discurso às delegações, não obstante afirmar não representar nenhum país. Ele seria, portanto, neutro. O seu discurso deixa entender ser ele um cidadão do mundo, que a Terra é o seu lar. Resolve, então, acabar com as armas nucleares: "Não posso ficar parado...
tracking img