Superfícies equipotenciais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (388 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Superfícies Equipotenciais
Elisangela N. S. dos Santos 12121102058
Jéssica R. Bastos 12121101550
Antônio G. de A. R. Leite 12121100745
Nelson Martins Junior12121100626
Denize dos Santos 12131400269

Objetivo

Este relatório tem o intuito de simular uma superfície equipotencial, para a melhor compreensão sobre ocomportamento do campo elétrico.

Introdução

Antes de entrarmos no assunto sobre as superfícies equipotenciais, precisamos saber o que é um campo elétrico. Defini-se campo elétrico um plano vetorialque tem a ação de cargas elétricas, essas sujeitas à ação de forças elétricas.
A superfície equipotencial é uma região do campo elétrico cujos pontos estão no mesmo potencial, ou seja, a cargapuntiforme está isolada no espaço, sendo assim ela gera um campo elétrico a sua volta. Qualquer ponto que esteja na mesma distância desta carga, terá o mesmo potencial elétrico, assim surge uma superfícieequipotencial esférica.
Podemos também encontrar uma superfície equipotencial uniforme, onde as linhas de força são paralelas e equidistantes, ou seja, as superfícies estão perpendiculares às linhasde força.

Materiais Utilizados

* Fonte de tensão.
* Voltímetro.
* Cuba com água e sal.
* Dois anéis de latão de tamanhos diferentes.
* Fios de ligação

Metodologia

Com umacuba de vidro, sobre um plano cartesiano com água, sal, dois anéis de latão e, com o auxílio de uma fonte de tensão com fios de ligação e um voltímetro conectados, deu-se início ao experimento.
Coma ponta do fio de ligação colocou-se um ponto qualquer no plano cartesiano perto do anel de latão menor e em seguida foram coletados valores dado no voltímetro. Repetiu-se o experimento quatro vezesonde os valores encontrados fossem os mesmos, porém em pontos diferentes do primeiro.
Partimos para o segundo anel, sendo esse maior, e repetido o mesmo processo do anel menor, coletando os dados do...
tracking img