Supercondutores

trabalho SUBSTITUTIVO DO TIDIR
INTITUTO POLITÉCNICO – CENTRO UNIVERSITÁRIO UNA


SUPERCONDUTORES

CURSO: ENGENHARIA ELÉTRICA PROFESSOR: ELIZIANE GONÇALVES ARREGUY
Autor: Bruno Batista deLima




Resumo – Este trabalho tem o objetivo de reunir os conhecimentos adquiridos em supercondutividade, através de pesquisa informando a forma de descoberta do material e inovações sobresupercondutores. A metodologia do trabalho é apresentada para validar o conceito e a aplicação do material em vários setores industriais.


Palavra Chave: Supercondutores.


IntroduçãoA supercondutividade foi descoberta em 1911 por Kammerlingh Onnes. Ele foi o primeiro a conseguir a liquefação do gás hélio, que acontece em 4,2 K. A descoberta da supercondutividade aconteceu poracaso, quando, em um desses experimentos, Onnes observou que a resistência do metal mercúrio caía inesperadamente a zero perto da temperatura de 4 K. A supercondutividade se converteria assim em um dosfenômenos físicos mais fascinantes e desafiadores do século XX [2].
A teoria que hoje explica o fenômeno da supercondutividade, quando uma corrente elétrica consegue fluir sem virtualmentenenhuma resistência foi desenvolvida há cerca de 50 anos por Bardeen, Cooper e Schrieffer. Quando a teoria foi elaborada, já haviam se passado outros 50 anos desde que o fenômeno da supercondutividadepropriamente dito tinha sido descoberto pelo cientista holandês Kamerlingh Onnes [3].

Estado da arte


Até pouco mais de duas décadas atrás, a supercondutividade ocorria apenas emtemperaturas muito baixas, da ordem de 25 K. A descoberta de novos materiais supercondutores, como os óxidos cerâmicos, os borocarbetos e o composto intermetálico MgB2, tem despertado um enorme interesse nacomunidade científica mundial, em razão do seu potencial tecnológico em termos de dispositivos e pela contribuição que a compreensão dos seus mecanismos poderá trazer no campo da física básica. Um...