Super dotatação

1073 palavras 5 páginas
Universidade do Estado de Minas Gerais
Faculdade de Educação - Curso de Pedagogia

Disciplina Necessidades Especiais
Por Sonia Rodrigues.

1) Altas habilidades e SuperDotação

2) Conceitue a deficiência e apresente suas características principais

Antes de conceituar superdotação, temos que apresentar as diferentes nomenclaturas que aplicam para crianças com um desenvolvimento superior e fora do padrão que muitas vezes são confundidas com superdotação e altas habilidades. São elas: precocidade, prodígio, genialidade e habilidade superior e dotação.
Os chamados precoces são crianças que desenvolvem mais cedo algumas habilidades seja na música, na arte, leitura de forma prematura.
A criança prodígio demonstra um alto desempenho, ao nível de um profissional adulto, em alguma modalidade de conhecimento específico. Os prodígios são, como um todo, especialistas no extremo especialmente bem sintonizados a um campo particular do conhecimento, demonstrando um domínio rápido e aparentemente sem esforço.
Segundo Lewis em sua obra literária Genetic Studies of Genius, de 1926, definia como gênio qualquer criança QI superior a 140, conforme medido pelo teste Stanford-Binet (Ehrlich, 1989). Porém, essa tese foi contestada pelos pesquisadores contemporâneos Alencar (2001), Feldhusen (1985), Feldman
( 1991) uma vez que nomearam “gênio” são pessoas que contribuíram de fato para a humanidade através de suas habilidades, cujo conhecimento e capacidade lhe conferem ilimitações.

São considerados alunos com altas habilidades\superdotação aqueles que apresentam enorme facilidade de aprendizagem e dessa forma dominam rapidamente conceitos, alguns procedimentos e atitudes (Brasil, 2001 Art 5º III). Um perfil mais próximo retrata o perfeccionismo, a necessidade de entender o mundo a sua volta, a intensidade com que se configura o senso de humor, a introversão e não conformidade como traços da personalidade dessas crianças.

As características

Relacionados