Sumrios e acdios

675 palavras 3 páginas
Sumérios e acádios (2800 a 2000 a.C.)
A primeira civilização mesopotâmica foi a dos sumérios, que fundaram uma série de cidades-Estado: Ur, Uruk, Lagash, Eridu e Nipur. Essas cidades possuíam completa autonomia religiosa, política e econômica, não sendo submetidas a nenhum poder central.
O governo em cada cidade era exercido pelo patesi, que controlava as instituições civis e religiosas e exercia o comando do exército; além disso, predominava uma aristocracia que vivia da exploração do trabalho dos camponeses.
Devido às constantes rivalidades entre as cidades sumerianas, os semitas se instalaram na Mesopotâmia. Esses povos, originários do deserto da Arábia, fundaram algumas cidades às margens do rio Tigre e acabaram absorvendo a cultura sumeriana. A mais conhecida era Acad, que deu origem ao nome acádios.
Por volta de 2330 a.C., Sargão, rei dos acádios, dominou quase todas as cidades sumérias, formando o Primeiro Império Mesopotâmico.
No ano 2180 a.C., porém, o Império Acádio foi devastado pela invasão dos guti, procedentes do planalto iraniano. As cidades sumérias foram poupadas e Ur conseguiu recuperar-se, chegando a expulsar os invasores e criando um Império Sumério unificado. Entretanto, no ano 2000 a.C., um outro povo, os elamitas, atacaram a região, pondo fim à independência política dos sumérios.

O Primeiro Império Babilônico (1800 a 1600 a.C.)
Com o enfraquecimento das cidades sumérias, a cidade de Babilônia conseguiu tornar-se independente, transformando-se em um centro comercial de grande importância, ao mesmo tempo que dominava o trânsito pelo rio Eufrates.
Ao lado, a estela babilônica, na qual Hamurábi aparece recebendo do deus Shamash as leis que compuseram o seu famoso código.
O rei babilônico Hamurabi (1728 a 1686 a.C.), pertencente à etnia dos amoritas, conduziu seus exércitos até as longínquas regiões do norte, conseguindo impor sua hegemonia e se tornando o primeiro governante de toda a Mesopotâmia. A região conheceu um período de grande

Relacionados

  • A ORIGEM DOS HEBREUS
    681 palavras | 3 páginas
  • trabalho 2
    2206 palavras | 9 páginas
  • Significados da luta
    4626 palavras | 19 páginas
  • MEMORIAL DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO III
    7198 palavras | 29 páginas