Summerhill

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (874 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Summerhill é uma escola que se localiza na Inglaterra.
Fundada em 1921 pelo educador Alexander Sutherland Neill, é uma das pioneiras dentro do movimento das chamadas "escolas democráticas". Atende acrianças dos ensino fundamental e médio (secundário). Atualmente é dirigida pela filha do fundador, Zoe Readhead.
Escola democrática

Uma escola democrática caracteriza-se por dois princípiosbásicos:
a possibilidade de os alunos escolherem se querem ou não assistir as aulas; e
a dinâmica de assembleias, onde todos participam, para decidir as normas da escola.
Summerhill destaca-se pordefender que as crianças aprendem melhor se livres dos instrumentos de coerção e repressão utilizados pela grande maioria das escolas. Nela todas as aulas são opcionais, os alunos podem escolher as quedesejam frequentar e as que não desejam. Neill fundou a escola acreditando que "uma criança deve viver a sua própria vida - não uma vida que seus pais acreditem que ela deva viver, não uma vida decididapor um educador que supõe saber o que é melhor para a criança."
História

Em 1917 Neill conheceu o trabalho da "Little Commonwealth", uma escola-reformatório coordenada por Homer Lane, psicanalistaestadunidense. O que mais lhe chamou a atenção nela foi que os próprios jovens internos, detidos por cometerem diversos tipos de delitos, geriam-lhe o espaço.
Outro psicanalista que teve forteinfluência sobre Summerhill foi Wilhelm Reich, amigo pessoal e também analista de Neill. Nota-se a presença de suas ideias em especial na defesa de uma educação coletiva em substituição à educação burguesae socialmente estratificada.
Reich elaborou alguns escritos sobre educação, em que discute quais seriam as formas de educar adequadas e as não adequadas, tendo em vista a felicidade das pessoas. Paraele, uma educação que frustre demais ou que satisfaça demais está fadada ao fracasso. Frustrar demais significa criar uma pessoa encolhida, incapaz de satisfazer as suas próprias vontades; por...
tracking img