Sujeitos da práixs pedagógica

Páginas: 10 (2454 palavras) Publicado: 30 de outubro de 2011
1 – Introdução

O ser humano não se define mais somente pelo que faz e pensa, mas pelos efeitos da sua ação como produção de cultura. A nossa identidade, diferente do que se pensava no passado, não é um rótulo que nasce conosco e deverá ser carregado durante toda vida. Pelo contrário, nos constituímos e modificamos nossas identidades na medida em que nos relacionamos com a vida e com outraspessoas.
O homem é um ser de relações sociais, prático, ativo e histórico, pois suas características são determinadas pelo tempo, ou seja, seu corpo, seus sentidos, sua personalidade sofrem as determinações do mesmo. O educador e o educando também fazem parte desse meio quando constroem junto com outros seres humanos e sofrem as suas influências. O bom relacionamento entre educador e aluno é ofator que mais favorece a aprendizagem.
Abordaremos sobre o ser humano, quais suas características e posteriormente o educador e o educando, pois como seres eles participam do mesmo conjunto social e histórico, diferenciando-se pela posição que ocupam nas relações sociais: de educador ou de educando.

2 - O ser humano

O ser humano é diferente dos outros animais porque ele é capaz depensar, raciocinar. Mesmo quando o individuo tenta se isolar, ficar sozinho, ele sente a necessidade de relacionar-se com outras pessoas formando então a sociedade. O ser humano é um ser sociável, ou seja, é o conjunto das relações sociais das quais participa de forma ativa.
O ser humano é um animal racional, por isso é diferenciado dos demais. Os costumes dos outros animais são diferentes dos do serhumano. Os animais vivem tranqüilos na natureza aproveitando-a conforme suas necessidades e agindo por instinto, enquanto que o ser humano também depende da natureza, e a explora segundo seus interesses, agindo de forma intencional.
O ser humano é capaz de aprender com as experiências vividas e também ensinar, e é através da reflexão que o homem toma conhecimento do seu saber. Aristóteles diz que“o que diferencia o homem dos outros animais é que só ele sabe discernir”. É ativo, pois modifica o meio em que vive até se tornar satisfatório, é social porque depende das relações com outras pessoas, e é um ser histórico, pois suas características se transformam com o passar do tempo. O agir do homem produz não só o mundo dos bens materiais, mas também o próprio modo de ser do ser humano.2.1 - O homem e a existência grupal

O homem é um ser social, vive e constrói o grupo para sobreviver. A sociabilidade é uma das maiores características do ser humano, ele escolhe viver em sociedade por ter consciência de suas limitações e necessidades.

2.2 - O homem: trabalhador e produtor de cultura

Marx diz que o trabalho é o elemento essencial que constrói o homem, que é a sua essência.É através dele que o homem se faz e se constrói.
O homem quando transforma a natureza está trabalhando, segundo Aranha “o trabalho é a ação transformadora dirigida por finalidades conscientes, a partir da qual o homem responde aos desafios da natureza”, ou seja, o trabalho como atividade criadora possibilitou ao ser humano o domínio sobre a natureza, levando-o à independência, ao desenvolvimentoe uso da linguagem, ao entendimento dobre a realidade, dentre outros.
A cultura resulta do trabalho, não somente para seu próprio beneficio, mas por causa das exigências do grupo social em que vive, por exemplo: usamos roupas, não somente para cobrir-nos, mas porque os padrões sociais determinam.
Assim, as ações humanas também passam por transformações. O fato de o ser humano ser capaz depensar faz com que ele seja capaz de produzir, aprender, ensinar e também de se comunicar, fazendo com que a linguagem se desenvolva criativamente a partir da riqueza simbólica. Dentre estas a linguagem verbal se sobressai, pois é o mais importante instrumento de socialização.
O homem possui varias necessidades e, para satisfazê-las age sobre o meio em que vive, transformando-o e adaptando-o a seu...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • As tendencias pedagogicas da prática escola e sujeitos da praxis pedagogica
  • Desenvolvimento infantil, a partir de sua prática pedagógica, considerando a criança como um...
  • ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO: PERFIS DOS SUJEITOS E A PRÁTICA PEDAGÓGICA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS.
  • Sujeitos
  • O que é Sujeito
  • sujeito
  • sujeito
  • O sujeito

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!