Sujeito

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (331 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
sujeito

Sujeito é o agente da ação verbal (na voz ativa) e paciente ou recipiente da ação verbal (na voz passiva)
Quanto à classificação o sujeito poder ser: 1) Simples, quando representadopor um só ente, ou por entes da mesma espécie, isto é, quando representado por um só nome no singular ou no plural: " O livro é bom - "Os livros são bons", 2) Composto, quando representado por entesdiferentes, ou seja, por mais de um substantivo, ou por mais de uma palavra ou expressão substantivada: " O livro e o lápis são bons" - "Ser e não ser são coisas opostas", 3) Indeterminado, quando deimpossível identificação. Tal acontece em orações com verbos: a) ativos, acidentalmente impessoalizados na 3ª do plural: "Dizem que ele vem", b) acidentalmente impessoalizado na passiva:"Precisa-se de um datilógrado" - "Assim se vai aos ceús".
Se ouvir falar em 'sujeito agente', sujeito paciente', 'sujeito oculto', saiba entender o que significa isso: O sujeito é 'agente' quando pratica aação verbal, o que se dá na voz ativa: "O sol ilumina a terra". O sujeito é 'paciente' quando sofre, recebe, padece a ação verbal, o que se dá na voz passiva: "A terra é iluminada pelo sol". Osujeito é, ao mesmo tempo 'agente' e 'paciente', quando pratica e recebe a ação verbal, o que se dá na voz reflexiva: "Pedro livrou-se do embaraço". Sujeito 'oculto' é o facilmente subentendido: "(Nós)Precisamos estudar".
Oração sem sujeito: Não se trata agora de classificar, nem de procurar, nem de determinar o sujeito; o sujeito não existe em orações: 1) em que o verbo é impessoal essencial:"Choveu ontem"; 2) em que entra o verbo 'haver' acidentalmente empregado como impessoal: "Há homens na sala"; 3) em que entra o verbo 'fazer', também acidentalmente empregado como impessoal: Faz doisdias que..."; 4) em que entra o verbo 'ser' acidentalmente empregado como impessoal: "Era a hora do almoço"; 5) em que entra o verbo 'estar', acidentalmente empregado como impessoal: "Está...
tracking img