Sujeito politico

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1824 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
O sujeito político

Alexandre Aragão
 

O que significa dizer que o homem é um sujeito político?

Significa que ele pode interferir na história, através de sua ação ao nível político, isto é, definindo a orientação da sociedade da qual é integrante, participando – direta ou indiretamente - nas decisões essenciais relativas à vida e à morte dos membros desta sociedade. Portanto, é umaatividade lúcida, reflexiva e deliberativa, no dizer de Castoriadis (1992), cujo objetivo é a instituição de uma sociedade autônoma, permitindo formar projetos coletivos para empreendimentos coletivos.

Esse aparecimento do sujeito político se dá de forma evidente em Atenas, na Grécia do século V a.C. O cidadão [naquela época estavam excluídos os escravos, os imigrantes, as mulheres e crianças],membro da polis grega, utilizava a sua liberdade para tomar parte ativa da vida da comunidade. Todos eles se reuniam num espaço público, com o mesmo direito à palavra, a falar e a escutar.

Segundo Arendt (2003), a rigor a polis não é o aspecto físico da cidade-estado, mas é a organização da comunidade que resulta do agir e falar em conjunto, “seu verdadeiro espaço situa-se entre as pessoas quevivem juntas com tal propósito, não importa onde estejam” (p.211).

Portanto, a fundação de cidades que, como as cidades-estados, converteram-se em paradigmas para toda organização política ocidental, foi na verdade a condição prévia material mais importante do poder. Conforme Arendt, o único fator material indispensável para a geração do poder é a convivência entre os homens.

Jacqueline deRomilly (Oliveira, 2003) interpreta a emergência da polis na Grécia Clássica como uma vitória da liberdade sobre o destino. A lei passa a ocupar na cidade o lugar do tirano, assegurando aos cidadãos igualdade e equidade de tal forma que a vida coletiva passa a ser ordenada a partir de uma constituição que submete o agir dos indivíduos e suas instituições à norma da justiça.

Portanto, como anotaEnriquez (2006), para que o indivíduo pudesse se tornar um ser histórico foi preciso que ele se tornasse um ser de direito, ou seja, alguém que desfrute de direitos e, simultaneamente, seja reconhecido como tendo o direito de gozar da totalidade dos direitos acordados [ou arrancados] ao conjunto dos cidadãos.

Vale ressaltar que a todo direito corresponde uma responsabilidade: ao direito de sercidadão corresponde o dever de assumir-se como um sujeito ativo que funda e refunda a lei em função da convivência da comunidade. “Todo aquele que, por algum motivo, se isola e não participa dessa convivência, renuncia ao poder e se torna impotente, por mais válidas que sejam suas razões” (Arendt, p.213).

Também para John Rawls

sem uma larga participação à vida políticademocrática de um corpo de cidadãos, vigoroso e informado, e certamente uma retirada geral e um refúgio na vida privada, até mesmo as mais bem projetadas instituições políticas cairão nas mãos daqueles que buscam dominar e impor sua vontade através do aparelho de Estado, seja por sede de poder, seja por razões de interesse econômico ou de classe, sem mencionar o fervor religioso expansionista e o fanatismonacionalista. A garantia das liberdades democráticas exige a participação ativa dos cidadãos que possuem as virtudes políticas necessárias para manter um regime democrático (apud. Magalhães, 2003, p.262).
 
Para a professora Marilena Chauí, o processo de emancipação dos trabalhadores no correr dos séculos XIX e XX, ampliou a concepção dos direitos que o liberalismo definia como civis oupolíticos, introduzindo a idéia de direitos econômicos e sociais. “A ênfase recai sobre a idéia e a prática da participação, ora entendida como intervenção direta nas ações políticas, ora como interlocução social que determina, orienta e controla a ação dos representantes”(1).

No dizer de Rousseau, em seu Contrato Social,

a soberania não pode ser representada pela mesma razão...
tracking img