Sujeito construtor e construido

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (281 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
As Escolas podem iniciar o processo de inclusão nas salas de ensino regular, através de dinâmicas, como no exemplo abaixo.
fixando pôster, em lugar visível. Pergunte seos alunos se conhecem algum portador de deficiência. Peça que eles contem quem são essas pessoas, como é o relacionamento com elas e que tipo de sentimentos elasdespertam. Anote os comentários, proponha exercícios de vivência emocional. Divida a classe em pares. Cada dupla deve optar por um tipo de deficiência (motora, visual,auditiva, mental ou múltipla). Os alunos devem passar alguns minutos como um portador de deficiência, alternando os papéis de deficiente e acompanhante.
Exemplos:
1.Deficiência visual: explorar a sala de aula ou outro ambiente da escola de olhos vendados, com a ajuda do colega.
2. Deficiência auditiva: assistir a um programa de televisão semsom. O que eles apreendem observando só as imagens?
3. Deficiência na fala: tentar passar, através de mímica, uma mensagem para o colega.
4. Deficiência motora: deveser abordada em brincadeiras como corrida do saco ou corrida do ovo na colher, nas quais ora o aluno estará com as pernas, ora com os braços imobilizados.
5. Deficiênciamúltipla: associar dois ou mais tipos de deficiências.
Pergunte aos alunos como eles se sentiram ao ficar com um dos membros ou sentidos sem função. Como o colega ajudouou atrapalhou, o que aprenderam com a experiência, Solicite uma pesquisa em revistas, jornais e na internet sobre pessoas que nasceram com deficiência ou que a tenhamadquirido depois de um acidente. Como elas desenvolvem suas atividades e superam as dificuldades?
http://www.serprofessoruniversitario.pro.br/ler.php?modulo=21&texto
tracking img