Sujeito construtor e construído

Páginas: 8 (1791 palavras) Publicado: 12 de outubro de 2011
[pic]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
PEDAGOGIA

SHEILA DA SILVA

sujeito construtor e construído pela sociedade

Suzano
2011

sheila da silva

sujeito construtor e construído pela sociedade

Trabalho apresentado ao Curso de Pedagogia da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina Atividade Interdisciplinar: Sociologia daEducação; Psicologia da Educação I; Teoria Geral do Conhecimento; Processo Educativo no Contexto Histórico.

Profa. Okçana Battini
Profa. Márcia B. de Almeida
Profa. Bernadete Strang
Profa. Daniele Fioravante

Suzano
2011
INTRODUÇÃO

A crise dasociedade atual nos leva a pensar sobre valores e atitudes. Nesse contexto, o papel do educador é de extrema importância e para isso, novas técnicas e recursos didáticos precisam ser repensados. O professor pode usar o ensino como instrumento de transformação social, levando os educandos a uma consciência crítica que supere o senso comum e que passem a ver os acontecimentos não somente com umolhar superficial, e sim, de maneira crítica e reflexiva.

Espera-se que dessa maneira, os educandos tenham condições de se protegerem contra a opressão e a exploração das classes dominantes, de maneira a se organizarem para construírem uma sociedade melhor e realmente democrática.

Não podemos esperar que uma sociedade justa e perfeita surgisse naturalmente, mas aeducação pode ser um caminho para que isso se torne realidade. Assim, o professor assume o papel social e político como mediador do conhecimento dentro da sala de aula. Para isso é preciso que conheçam a sociedade em que vivem e atuam, entendendo sua evolução com o passar da história no âmbito social, econômico e social.

O presente trabalho nos leva a pensar sobre essas mudanças históricaspara entender a formação da sociedade atual e, também, a pensar nas práticas que os educadores devem ter em sala de aula visando formar cidadãos críticos que se vejam como seres participantes ativos da própria história.

DESENVOLVIMENTO

A sociedade tem papel importantíssimo nas transformações e mudanças que sofreu ao longo da história. Entende-se por sociedade umagrupamento de seres que vivem em estado gregário; grupo de indivíduos que vivem por vontades próprias sob normas comuns.

Desde os primórdios o ser humano sempre viu a necessidade de viver em grupos para sua sobrevivência concebendo, assim, a formação das comunidades e sociedade. Para facilitara convivência entre os membros de uma sociedade foram necessárias as criações deregulamentos que estabeleciam normas comuns a serem seguidas.

Analisando, especificamente, a sociedade brasileira, vemos que na época do descobrimento, a cultura dominante era a indígena, onde seus integrantes viviam de maneira simples e tinham suas leis e costumes voltados para a integração com o meio. Suas atividades eram manuais e de agricultura, pois o ambiente assim exigia. A educaçãoera voltada para o aprendizado das funções que desempenhariam na vida adulta. Com a chegada dos portugueses essa comunidade indígena passa a ter contato com os costumes e regulamentos de uma sociedade diferente. A interação dessas duas culturas resulta numa sociedade diferenciada que age sobre o meio e sobre si mesma, formulando novos regulamentos e alterando o ambiente para melhor acomodação. Issose repete ao longo dos anos com a chegada de novos povos e culturas ao nosso país, alterando o meio e a sociedade.

“A sociedade e a cultura brasileiras não conformadas como variantes da versão lusitana da tradição civilizatória européia ocidental, diferenciadas por coloridos herdados dos índios americanos e dos negros africanos. O Brasil emerge, assim, como um renovo mutante,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Sujeito construido e construtor
  • Sujeito construtor e construído pela sociedade
  • Sujeito construtor e construido pela sociedade
  • Sujeito construtor e construido pela sociedade
  • Sujeito construtor e construido
  • Sujeito construtor e construído pela sociedade.
  • SUJEITO CONSTRUTOR E CONSTRUIDO
  • Aluno: sujeito construtor e construído da sociedade

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!