Suinos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (927 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
SUÍNO RECÉM NASCIDO
Leitões

Os leitões ainda não possuem seu sistema termorregulador formado nos primeiros dias, o que necessita de um maior cuidado, melhores manejo destes animais. Se atemperatura cai ficando abaixo de 20°C provoca nos leitões a diminuição do consumo de colostro. Para se defenderem ai frio, os leitões ficam agrupados e diminuem o número de mamadas diárias. O leitão entãoperde temperatura peso, podendo causar aumento a mortalidade do animal.

Ao nascer, o leitão, que estava com a temperatura retal por volta dos 39,3°C (temperatura dentro do útero da porca) chega a umambiente com temperatura mais baixa. Nesse momento, sua temperatura retal pode diminuir para 37°C ou menos e ele está em condições desfavorável no novo ambiente, pois:

Ele não possui a capacidadede controlar sua dissipação de calor para o meio ambiente;

Suas reservas energéticas estão baixas;

Não possui tecido adiposo espesso, portanto não possui isolamento corporal;

Seu pesocorporal é pouco com pouca capacidade de gerar calor;

Sua relação superfície/massa é alta.

Para recuperar e ainda aumentar suas reservas energéticas; ele deverá mamar o mais rápido possível. Ocolostro, leite produzido pela porca nos primeiros dias, é rico em anticorpos que aumentam sua resistência às doenças e também é sua única fonte de energia e nutrientes. Grande parte da energia fornecidapelo colostro será utilizada para aquecimento a manutenção da temperatura corporal do leitão através da termogênese induzida pela dieta, que é o calor gerado pela digestão e metabolismo dos alimentosconsumidos.

Para evitar essa queda de temperatura, o manejo correto é fornecer uma fonte adicional de calor. Essa fonte adicional pode ser um aquecimento localizado de um micro-ambiente, ou seja,um local onde somente os leitões têm acesso e não provoque aquecimento do ambiente da porca., conhecida como escamoteador. Esse escamoteador evita que os leitões fiquem próximos a mães para se...
tracking img