Suinocultura trechos de artigos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 28 (6850 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
As características e tendências dos sistemas produtivos modernos apontam para um modelo de confinamento em unidades restritas, com aumento de escala de produção. Um dos aspectos que são considerados dizem respeito a redução de custos envolvendo a logística entre produção e a industrialização dos produtos cárneos.
Isto cria, em muitos casos, grandes problemas ambientais nas regiões produtoras,devido a alta geração de resíduos que na maioria dos casos tem como destino a simples disposição no solo. Esta prática faz com que, em muitas situações, se tenha um excesso de elementos no solo (nutrientes, metais, patógenos, entre outros), tornando difícil a absorção à mesma taxa em que estes elementos são aplicados. Este fato acarreta a lixiviação e/ou percolação destes resíduos para os corposd´água superficiais e subterrâneos, causando a poluição destes ambientes.
Das alternativas existentes para o manejo de dejetos, o tratamento em muitos casos apresenta-se como única alternativa para viabilizar ambientalmente a atividade. Esta prática, via de regra, não é muito bem aceita pelos produtores, sofrendo resistência para sua aplicação. Os motivos para isto se devem, primeiramente, ao fatodo dejeto suíno sempre ter sido visto pelo homem como um fertilizante do solo, tornando assim o seu tratamento desnecessário. Em segundo lugar pela necessidade da aplicação de recursos financeiros, nem sempre desejável pelo responsável da atividade, haja vista que na maioria dos casos os investimentos não são convertidos em renda direta.
No entanto, a situação ambiental crítica vivida em muitasregiões produtoras, aliada a possibilidade de restrições de mercado nacional e internacional já no curto prazo, demanda a necessidade de maior atenção no que diz respeito ao trato com os resíduos das atividade que produzem animais, assim como já aconteceu com o sistema produtivo (melhoramento genético, conversão alimentar, controle de doenças, etc.).
COMO ABORDAR O PROBLEMA
Antes de pensar emqualquer sistema de tratamento é importante voltar as atenções para dentro do sistema de produção. O manejo e o tratamento do dejeto devem ser vistos como parte do processo produtivo. Tudo que for feito dentro das instalações influenciará positiva ou negativamente a eficiência do sistema de manejo e tratamento de dejetos.
Uma série de cuidados devem ser tomados no que dizem respeito àsinstalações para evitar a diluição do dejeto. Desviar água de chuva, diminuir o desperdício com bebedores, otimizar a limpeza das instalações com uso de raspagem, para lavagem com água utilizar sistemas de alta pressão e baixa vazão (lava-jatos) e reuso da parte líquida dos dejetos.
O excesso de água para o sistema de tratamento de dejetos deve ser visto como um fato a ser evitado, pois um dejeto muitodiluído causa:
- superdimensionamento das instalações de tratamento, com o respectivo aumento dos custos;
- baixa eficiência de alguns sistemas;
- consumo excessivo de produtos químicos, energia elétrica e em muitos casos transporte do dejeto para disposição final.
Outro ponto diz respeito a nutrição animal. Utilizando-se rações de alta eficiência, que permitam um maior aproveitamento peloanimal, evitará o desperdício de nutrientes não absorvidos no trato digestivo e que podem em muitos casos sobrecarregar o tratamento.
A entrada de antibióticos, detergentes e outros produtos químicos devem ser objetos de atenção e cuidado. Deve se ter em mente que os sistemas biológicos podem perder eficiência ou mesmo serem inativados por estes produtos, causando grandes prejuízos ao tratamento.O último e mais importante ponto diz respeito a capacitação do pessoal responsável pela operação dos sistemas de tratamento. Na maioria dos casos o insucesso do tratamento está relacionado a erros humanos, causados pela má operação dos sistemas. Este pessoal deve receber constante capacitação e entender claramente a importância do processo e como ele funciona, tendo subsídios para a tomada...
tracking img