Suicidio

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2884 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Dourados, Maio de 2012
1. Introdução

O suicídio é definido como uma morte por lesão autoprovocada, um ato voluntário contra a própria vida, que resulta em morte. Um fato complexo e universal que atinge por completo as culturas, classes sociais e idades, possuindo uma etiologia multivariada, envolvendo elementos biológicos, genéticos, sociais, psicológicos, culturais e ambientaisrelacionados à vida pessoal e coletiva (Werlang, Borges & Fensterseifer, 2005).
Segundo Bastos (2009) esta autodestruição se relaciona com uma pluralidade de fatores, embora haja uma singularidade do ato. Em função de cada contexto é possível ler quais desses fatores ou patamares são preponderantes na tentativa da matar a si mesmo ou no suicídio propriamente dito.
As teses de alguns autores entram emconflito quando se trata de uma real intenção de morte do agente, para Fairbairn (1999) para que um ato seja considerado suicídio, o agente precisa desejar estar morto, pretender concretizar a sua própria morte, e, diretamente ou através de outro agente, deve agir no intuito de concretizá-la.
Para Durkheim o termo suicídio é aplicado a todos os casos de morte resultantes direta ou indiretamentede um ato positivo ou negativo da própria vítima que ela sabe que produzirá tal resultado.
Em escala global, a taxa de suicídio é mais alta entre os indivíduos mais velhos do que entre os mais jovens; contudo, esta tendência vem se alterando em escala mundial desde os anos 90. O suicídio é uma das quatro principais causas de morte entre as pessoas com idade entre 15 e 44 anos, tanto em paísesdesenvolvidos como em países em desenvolvimento.
De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS ) os principais fatores associados ao suicídio são: tentativas anteriores de suicídio, doenças mentais (principalmente depressão e abuso/dependência de álcool e drogas), ausência de apoio social, histórico de suicídio na família, forte intenção suicida, eventos estressantes e característicassócio demográficas, tais como pobreza, desemprego e baixo nível educacional.
As taxas de suicídio ao redor do mundo variam de acordo com aspectos culturais, regionais e sócio demográficos, e também de acordo com a maneira como estas mortes são registradas. No Brasil, a partir da análise de dados de suicídio relatados, os pesquisadores sugeriram que a subnotificação e a baixa qualidade das informaçõescontidas nos certificados de óbito exigem grande atenção, uma vez que podem ser fatores que levam à subestimação de mortes por suicídio nas taxas de mortalidade relatadas.
Este trabalho teve como objetivo levantar os principais aspectos relacionados ao suicídio. O método utilizado foi o de levantamento bibliográfico através de artigos publicados, manuais de saúde e em visitas à sites e blogsrelacionados com o tema estudado.

2. Desenvolvimento

3.1 Problemática

De Acordo com o manual de prevenção do suicídio publicado em 2006 pelo Ministério da Saúde o comportamento suicida vem ganhando impulso em termos numéricos e, principalmente, de impacto, como podemos ver pelos dados da Organização Mundial da Saúde (OMS):
• O número de mortes por suicídio, em termos globais, parao ano de 2003 girou em torno de 900 mil pessoas;
• Na faixa etária entre 15 e 35 anos, o suicídio está entre as três maiores causas de morte.
• Nos últimos 45 anos, a mortalidade global por suicídio vem migrando em participação percentual do grupo dos mais idosos para o de indivíduos mais jovens (15 a 45 anos).
• Em indivíduos entre 15 e 44 anos, o suicídio é a sexta causa de incapacitação.
•Para cada suicídio há, em média, 5 ou 6 pessoas próximas ao falecido que sofrem consequências emocionais, sociais e econômicas.
• 1,4% do ônus global ocasionado por doenças no ano 2002 foi devido a tentativas de suicídio, e estima-se que chegará a 2,4% em 2020.
Estima-se que aproximadamente um milhão de pessoas tenha cometido suicídio em 2003, colocando o suicídio entre as dez causas de morte...
tracking img