Suicidio infantil

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2295 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
1 INTRODUÇÃO

O presente trabalho aborda o assunto de Transtorno de Conduta; este distúrbio é caracterizado por comportamentos sociais agressivos principalmente em crianças e jovens; tais comportamentos devem comportar grandes violações das expectativas sociais próprias à idade da criança. Para melhor compreensão deste transtorno apresentaremos um estudo de caso de uma criança com Distúrbio DeConduta e um modelo de entrevista inicial para que o entrevistador possa ter uma base do que está ocorrendo com o entrevistado. O diagnóstico se baseia na presença de condutas diversificadas, como por exemplo, excessiva agressividade e mentiras.

2 DESENVOLVIMENTO

2.1 ENTREVISTA INICIAL

A entrevista inicial é o momento em que o entrevistador recolhe dados e levanta hipóteses a respeito daqueixa manisfesta do entrevistado. É a partir deste primeiro contato que se tem uma base da queixa latente do cliente.
Durante a entrevista inicial o psicólogo se apresenta, faz o enquadramento na linguagem da criança explicando sua função, o que é o psicodiagnóstico e as suas etapas, inclusive da devolutiva e falar sobre o sigilo. Reforçar o dia que vão se encontrar e por quanto tempo, aimportância do horário e de não faltar. Pergunta se a criança sabe porque está ali ou se precisa de ajuda para resolver alguma coisa na vida.
No caso de criança com transtorno de conduta observa-se comportamentos agressivos, mentiras e dificuldade de interação durante a entrevista. Como a personalidade não está completa, antes dos dezoito anos não se pode dar o diagnóstico de personalidade patológicapara menores, mas a correspondência que existe entre a personalidade anti-social e o transtorno de conduta é muito próxima. Portanto, é preciso que o psicólogo esteja atento para observar como a criança se comporta durante a entrevista.

2.2 DEFINIÇÃO DE TRANSTORNO DE CONDUTA – CID 10
F91 Distúrbios de conduta
Os transtornos de conduta são caracterizados por padrões persistentes de condutadissocial, agressiva ou desafiante. Tal comportamento deve comportar grandes violações das expectativas sociais próprias à idade da criança; deve haver mais do que as travessuras infantis ou a rebeldia do adolescente e se trata de um padrão duradouro de comportamento (seis meses ou mais). Quando as características de um transtorno de conduta são sintomáticos de uma outra afecção psiquiátrica, éeste último diagnóstico o que deve ser codificado.
O diagnóstico se baseia na presença de condutas do seguinte tipo: manifestações excessivas de agressividade e de tirania; crueldade com relação a outras pessoas ou a animais; destruição dos bens de outrem; condutas incendiárias; roubos; mentiras repetidas; cabular aulas e fugir de casa; crise de birra e de desobediência anormalmente freqüente egraves. A presença de manifestações nítidas de um dos grupos de conduta precedentes é suficiente para o diagnóstico, mas atos dissociais isolados não o são.
Exclui:
esquizofrenia (F20.-)
transtorno(s) (do):
· globais do desenvolvimento (F84.-)
· humor [afetivos] (F30-F39)
quando associado com transtornos:
· emocionais (F92.-)
· hipercinéticos (F90.1)

F91.0 Distúrbio de conduta restrito aocontexto familiar
Transtorno de conduta caracterizado pela presença de um comportamento dissocial e agressivo (não lembrado a um comportamento de oposição, provocador ou perturbador), manifestando-se exclusiva ou quase exclusivamente em casa e nas relações com os membros da família nuclear ou as pessoas que habitam sob o mesmo teto. Para que um diagnóstico positivo possa ser feito, o transtornodeve responder, além disso, aos critérios gerais citados em F91.-; a presença de uma perturbação, mesmo grave, das relações pais-filhos não é por isso só suficiente para este diagnóstico.

F91.1 Distúrbio de conduta não-socializado
Transtorno de conduta caracterizado pela presença de um comportamento dissocial ou agressivo persistente (que responde aos critérios gerais citados em F91.- e não...
tracking img