Sufixos Formadores De Sub.Adj.Adv E Ver

523 palavras 3 páginas
Formação das Palavras
Existem dois processos básicos pelos quais se formam as palavras: a derivação e a composição. A diferença entre ambos consiste basicamente em que, no processo de derivação, partimos sempre de um único radical, enquanto no processo de composição sempre haverá mais de um radical.
Derivação
Derivação é o processo pelo qual se obtém uma palavra nova, chamada derivada, a partir de outra já existente, chamada primitiva. Observe o quadro abaixo:
Primitiva
Derivada mar marítimo, marinheiro, marujo terra enterrar, terreiro, aterrar
Observamos que "mar" e "terra" não se formam de nenhuma outra palavra, mas, ao contrário, possibilitam a formação de outras, por meio do acréscimo de um sufixo ou prefixo. Logo, mar e terra são palavras primitivas, e as demais, derivadas.
Tipos de Derivação
Derivação Prefixal ou Prefixação
Resulta do acréscimo de prefixo à palavra primitiva, que tem o seu significado alterado. Veja os exemplos: crer- descrer ler- reler capaz- incapaz
Derivação Sufixal ou Sufixação
Resulta de acréscimo de sufixo à palavra primitiva, que pode sofrer alteração de significado ou mudança de classe gramatical.
Por Exemplo: alfabetização No exemplo acima, o sufixo -ção transforma em substantivo o verboalfabetizar. Este, por sua vez, já é derivado do substantivo alfabeto pelo acréscimo do sufixo -izar.
Existem sufixos que são formadores de classes gramaticais específicas, porém, vejamos antes algumas dessas classes e seus respectivos conceitos de maneira resumida:
SUBSTANTIVOS- Os nomes: adidas, sobremesa, ramos
· ADJETIVOS -As qualidades: tímido, chorão, inteligente, velho
· VERBOS- As ações: correr, digitar, traduzir, imprimir
· ADVÉRBIOS-Palavras que descrevem as ações: diariamente, urgentemente
Veja agora os exemplos de sufixo:
Formadores de substantivos:
English
Português
-al
-al
Animal
Animal
Hospital
Hospital moral moral

English
Português
-ty
-dade
Capacity capacidade Eternity

Relacionados