SUELI FIL SOFO

2174 palavras 9 páginas
Karl Marx: O Idealizador do Comunismo

Karl Heinrich Marx (1818–1883): Nasceu em 05 de Maio de 1818 em Trier (Tréveris) na Alemanha e morreu em 14 de Março de 1883 em Londres em consequência de uma bronquite e de problemas respiratórios, filho de Herschel Marx (advogado e conselheiro da justiça, descendente de judeu), e de Henriette Pressburg (judia holandesa), foi um filósofo, idealizador de uma sociedade com uma distribuição de renda justa e equilibrada, economista, cientista político/ social, historiador e revolucionário alemão, muito influente em sua época, até os dias atuais.
Em 1835 concluiu o curso ginasial no Liceu Friedrich Wilhelm, cursou Filosofia, Direito e História nas Universidades de Bonn e Berlim e foi um dos seguidores das ideias de Hegel, além disso, sua filosofia exerceu influência em várias áreas do conhecimento, tais como Sociologia, Política, Direito, Teologia, Filosofia, Economia, entre outras.
No final de 1836, vai para Berlim, onde se propagam as ideias de Hegel, destacado filósofo e idealista alemão. Marx se alinha com os "hegelianos de esquerda", que procuram analisar as questões sociais, fundamentados na necessidade de transformações na burguesia da Alemanha. Entre 1838 e 1840, dedica-se a elaboração de sua tese, em busca de um cargo de professor. Em 1841, na Universidade de Iena, apresenta o trabalho "A Diferença Entre a Filosofia da Natureza de Demócrito e a de Epicuro", baseando-se na perspectiva Hegelina, que foi levada por sua posição política cada vez mais tendenciosa à esquerda republicana. Ainda neste período, Marx passou a integrar o jornal Rheinische Zeitung, onde pouco tempo depois passou a dirigi-lo.
Por motivos políticos, Karl não é nomeado, as universidades não aceitam mestres que seguem as ideias de Hegel. Desiludido, dedica-se ao jornalismo. Escreve artigos para os Anais Alemães, de seu amigo Arnold Ruge, mas a censura impede sua publicação.
Em outubro de 1842, muda-se para Colônia, e assume a direção do jornal Gazeta

Relacionados

  • professor
    41128 palavras | 165 páginas