Suelen

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1507 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
SISTEMA EDUCACIONAL GALILEU
COLÉGIO GANDHI
CURSO TÉCNICO EM RADIOLOGIA

AS ALPICAÇÕES DAS RADIAÇÕES
IONIZANtes

SANTA MARIA – RS
2012
1 O QUE É RADIAÇÃO IONIZANTE
A radiação ionizante é definida como aquela capaz de arrancar elétrons de átomos e molécula, produzindo íons, radicais e elétrons livres na matéria que sofreram a interação. A ionização se deve ao fato das radiações possuíremenergia alfa, o suficiente para quebrar as ligações químicas dos elétrons dos átomos após a colisão. Assim podendo danificar nossas células e danificar nosso material genético, causando doenças graves como, por exemplo, câncer e levando levar até a morte.

2 GERAÇÃO DE ENERGIA
A geração de energia também pode ser formada através de radioisótopos, que também pode ser utilizada como elemento paragerar energia térmica e elétrica, nos reatores nucleares que também fazem parte dessa energia podem-se gerar até 1300 megawatts por unidade. Os reatores que usam fissão em cadeia baseiam-se na transformação da energia cinética dos fragmentos em calor dentro do elemento combustível. Assim dessa forma sua radioatividade não contribui para o processo de geração de energia. Mas se seus fragmentos nãofossem radioativos poderiam ser transferidos para pastilha de urânio enriquecido e sob forma de calor, o reator poderia talvez ser considerado uma maquina perfeita de geração de energia, mas isso não ocorre pois a muitos dispositivos necessário para blindar as radiações.
Como pode se observar o reator é um gerador termo-elétrico de energia, onde a fonte de calor esta situada dentro do vaso depressão, ao invés de ser proveniente da queima de gás, carvão ou óleo, como nas usinas convencionais o calor vem da reação nuclear de fissão. Devido ao baixo nível de enriquecimento do U-235, o reator nuclear nunca pode explodir como uma bomba atômica, pois esta tem um nível de enriquecimento isotópico acima de 90%. Mas a necessidade de um procedimento de licenciamento e inspeção e manutenção daqualidade para evitar tais eventos. Alguns pequenos reatores são feitos para acionar dispositivos que necessitam de energia elétrica em satélites e estações espaciais, bem como navios e submarinos. Nestes dispositivos o importante é o controle no caso de satélites é a sua queda em ambientes habitados, causando danos e contaminação radioativa.

3 DIAGNÓSTICOS E TERAPIAS
As obtenções do diagnósticoprovem de um exame direto onde poderemos observar a patologia e onde ela esta instalada, para a partir dai começarmos o tratamento, mas isso só é constatado através de exames específicos, que podem ser, por exemplo:
Diagnostico
- Radiografia:
A radiografia é uma imagem obtida através de um feixe de raios X, onde será irradiada a região da patologia. As mais conhecidas são as de radiologiaoral, tórax e membros superiores e inferiores. As doses absorvidas de radiação dependem do tipo de radiografia, a dose absorvida é definida como a razão entre a energia absorvida e a massa do volume do tecido atingido pela radiação. Deve-se dar cuidado ao caráter acumulativo da radiação ionizante para fins de produção de efeitos biológicos, pois não se deve tirar radiografia sem necessidade eprincipalmente com equipamentos fora dos padrões de operação.

-Tomografia:
A tomografia consiste em ligar o tubo de raios X a um filme radiográfico por um braço rígido que gira ao redor de um determinado ponto, situado no plano paralelo à película. Assim, durante a rotação do braço produz-se a rotação simultânea do alvo do filme. Assim, os pontos do plano de corte dão uma imagem nítida, enquantoque nos demais planos a imagem sai “borrada”. A tomografia convencional não consegue diferenciar adequadamente as tecidas moles e consequentemente, muitas informações vitais não são obtidas e a dose de radiação.

-Mamografia:
A mamografia constitui em um instrumento poderoso para a redução de mortes por...
tracking img