suegimento dos jogos olimpicos

2890 palavras 12 páginas
O Surgimento dos Jogos

Os Jogos Olímpicos se originaram há muito tempo atrás, na Grécia Antiga. Exatamente quando os Jogos começaram e as circunstâncias que levaram à sua criação são incertas. Sabemos, entretanto, que os Jogos estavam diretamente ligados aos valores a crenças da sociedade grega. Os gregos idealizaram a boa forma física e a disciplina mental, e acreditavam que a excelência nestas áreas honravam Zeus, o maior de todos os deuses.

Uma lenda a respeito da origem dos Jogos Olímpicos nos remete a Zeus. Foi dito que Zeus uma vez lutou contra seu pai, Kronos, pelo controle do mundo. Eles lutaram no topo de uma montanha que parece ser um vale no sudoeste grego. Após Zeus derrotar seu pai, um templo e uma imensa estátua foram erguidos no vale para honrá-lo. Este vale foi chamado Olímpia, e festivais religiosos surgiram devido ao número de pessoas que vinham venerar Zeus e se aproximar o mais perto possível de sua grande força e capacidade. Acredita-se que estes festivais religiosos, eventualmente, deram origem aos famosos Jogos Olímpicos.

Entretanto, não se sabe quando os Jogos foram disputados pela primeira vez. A mais antiga competição olímpica registrada ocorreu em 776 A.C. e teve apenas um evento - a corrida de aproximadamente 192 metros, que foi vencida por um cozinheiro chamado Coroebus.

As competições atléticas tornaram-se tão importantes para os gregos que os festivais olímpicos eram uma influência pacífica para as cidades voltadas para a guerra. Sparta era famosa por seu treinamento militar dos cidadãos, mas esperava os jogos terminarem antes de enviar soldados para as batalhas. Outras cidades também seguiam o exemplo.

Durante os primeiros 13 Jogos Olímpicos, o único evento foi a corrida. Mas, ao longo dos anos, novos esportes foram adicionados aos Jogos. O hoplitodrome, por exemplo, foi uma corrida em que os atletas corriam vestindo armadura completa. O pentatlo, em que os atletas competiam em cinco eventos (salto, dardo, corrida,

Relacionados