suecia monarquia palarmentarista

2649 palavras 11 páginas
UNIVERSIDADE LUTERANA DO BRASIL

SUÉCIA, MONARQUIA PALAMENTARISTA

A Suécia possui população relativamente pequena (8,9milhıes de habitantes em dezembro de 2000) e uma área de 450 mil quilômetros quadrados, ocupando importante posição geográfica no Báltico. Destaca-se, política e economicamente, no bloco de países escandinavos.
Sua moeda é a coroa Sueca e apesar de relativamente pequena, a economia sueca é surpreendentemente diversificada. Poucos países do tamanho da Suécia tem indústria aeronáutica, automobilística, bélica de telecomunicações e farmacêutica, entre outras, e se sobressai na área de serviços, especialmente no setor de informática.
E enfrentou problemas de competitividade que levaram suas indústrias a investir mais no exterior do que no próprio país. A maioria das grandes indústrias suecas são transnacionais e algumas empregam mais pessoas no exterior do que na Suécia, onde os custos de produção são muito altos.
Agricultura, pecuária e pesca. A agricultura representa menos de quatro por cento do produto interno bruto e emprega um percentual equivalente de mão-de-obra. As culturas mais importantes são trigo, cevada, aveia, batata e beterraba, e o rendimento agrícola sueco está entre os mais altos do mundo. A criação de gado (principalmente suíno e bovino) e a produção de leite é altamente desenvolvida.
A pesca é um setor pequeno da economia sueca. Por acordos internacionais, o país perdeu algumas de suas áreas pesqueiras tradicionais no mar do Norte. Pesca-se arenque, bacalhau, linguado, cavalinha, salmão, camarão e lagosta. Göteborg é o principal porto e mercado pesqueiro.
Extrativismo vegetal. A madeira é uma das grandes riquezas da Suécia. As áreas florestais produtivas cobrem mais de dois terços do país e pelo menos metade dessas áreas pertence à iniciativa privada. A exploração das florestas suecas está cuidadosamente regulamentada por lei. Além dos produtos tradicionais -- madeira, polpa e papel --,

Relacionados