Sucupira

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1762 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
SUCUPIRA
O nome cientifico da sucupira é Bowdichia nítida Spruce ex Benth, ela ainda apresenta alguns nomes populares: Cutíuba, Macanaíba, Macanaíba-pele-de-sapo, Sapupira, Sapupira-da-mata, Sapupira-parda, Sebepira, Sucupira-açu, Sucupira-da-terra-firme, Sucupira-da-várzea, Sucupira-do-igapó, Sucupira-marreta, Sucupira-parda, Sucupira-preta, Sucupira-roxa.

OCORRÊNCIA
A sucupira (Pterodonemarginatus) ocorre no cerrado e sua transição para a floresta semidecídua da Mata Atlântica, nos estados de Minas Gerais, Mato Grosso, Tocantins, São Paulo, Goiás e Mato Grosso do Sul.
A espécie consta da lista de plantas ameaçadas do estado de São Paulo.

CARACTERÍSTICAS GERAIS
Características Gerais:A colorarão do cerne de sucupira recentemente cortado, é marrom com tonalidade chocolate,tornando-se marrom escuro após a secagem e apresentando ainda, faixas estreitas de um marrom mais claro. 0 alburno é estreito, claramente diferenciado do cerne, e acizentado ou cinza-róseo. A madeira possui textura grossa,embora homogêneas,apresenta pouco desenho, alto brilho, e a grã varia de direita a ligeiramente entrecruzada. 0 cheiro e o sabor são indistintos.
* Secagem: Os valores de 7,4%para contração tangencial, 4,5% para radial e 12,3% para volumétrica, não são excessivos para uma madeira com a densidade da sucupira. Embora a taxa relativa de contração de 1,6 seja muito favorável, a madeira apresenta tendência a rachamento nas superfícies e extremidades e a diversos tipos de empenamento durante a secagem ao ar. Sucupira é classificada como madeira de rápida secagem em estufa e desecagem muito difícil ao ar. Densidade madeira altamente densa, com 13% de umidade, seca tem 1.010 kg/m 3, verde tem 1.320 kg/m3 , seca rapidamente ao forno ou ao ar livre.
* Trabalhabilidade: A madeira é moderadamente difícil de ser trabalhada, apresenta bom comportamento em relação ao trabalho de serras, mas de difícil aplainamento pelo fato de possuir grã entrecruzada. Segundo Longwood éfácil de ser torneada, tem elevada capacidade de retenção de parafusos e aceita satisfatóriamente verniz ou polimento, desde que seja primeiramente aplicada uma substância para enchimento de poros da madeira ( filler ).
* Preservação: Sucupira é uma espécie durável e resistente ao ataque de fungos e cupins que atacam madeira seca. A madeira tem pouca resistência a brocas marinhas. Segundo testespreliminares de preservação a madeira é classificada como de fácil preservação,mostrando retenção elevada (média de 39.0 Kg/m3) e penetração total e uniforme. A espécie foi tratada com uma solução a 2% de cobre-cromo-arsênio (CCA).
* Uso final: Implementos agrícolas, carpintaria e construção (em geral), dormentes, assoalhos, marcenaria e mobília, construção pesada, pontes e construçõesmarítimas (acima d’água) estaca e construções marítima (submersas), postes e pequenas estacas, ferramentas manuais, torneamento

CARACTERÍSTICA DA MADEIRA
Cerne de tonalidade chocolate (recém-cortada) ao marrom-escuro (após secagem), com alburno estreito e acinzentado.
Textura entre média e grossa, sendo comum grã irregular e ondulada.
Superfície irregularmente lustrosa, de aspecto fibroso eentrelaçado, ligeiramente áspera ao trato.
Madeira com cheiro e gosto imperceptível.

COMPORTAMENTO DURANTE A SECAGEM
A madeira de sucupira-parda é moderadamente difícil de trabalhar.
É de fácil serragem, mas com dificuldade no aplainamento devido à irregularidade da grã.
Perfuração prévia é recomendada para evitar rachamento na aplicação de pregos.
Recebe bom acabamento.

Indicações de Uso:Empregada na construção civil (partes internas e externas) e na construção naval (convés).
É também utilizada na fabricação de móveis de luxo, laminados decorativos, molduras, assoalhos, batentes e aplicações similares.
A secagem industrial da madeira, ou o simples ato de secar naturalmente, com as tábuas empilhadas à sombra, proporciona grandes vantagens para o produto.
A secagem industrial,...
tracking img