Sucessos e desafios no combate a aids

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (546 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Sucessos e desafios no combate à Aids

A epidemia de AIDS no Brasil foi documentada a partir do início da década de 80, afetando em seus primeiros anos principalmente homossexuais ou bissexuais commaior nível de escolaridade e pessoas que haviam recebido transfusão de sangue ou hemoderivados. Estima-se que atualmente 620 mil pessoas vivam com infecção pelo HIV no Brasil. Aqui, em pouco maisde 27 anos, 474.273 casos de AIDS foram notificados junto ao Ministério da Saúde, com cerca de 11 mil mortes anualmente e média anual de 34.627 novos casos entre 2000 e 2006.
A transmissão sexualresponde pela maioria dos casos de AIDS no Brasil, e , aproximadamente a metade deles, foi decorrente de sexo não protegido entre os HSH. Mas a transmissão heterossexual tornou-se a principal categoria deexposição. Atualmente, devido às medidas de controle estabelecidas, os casos de infecção secundários à transfusão de sangue ou hemoderivados são raros.
O Programa Nacional de Doenças SexualmenteTransmissíveis (DST)/ AIDS foi estabelecido pelo Ministério da Saúde em 1986 e vem se aperfeiçoando, evidenciando equilíbrio nas ações de prevenção, tratamento e cuidados dos diretos humanos. Esforçoscombinados de pacientes, sociedades civil , e agências do governo levaram à promulgação de uma lei federal, em 1996, que garantiu o direito de todos os pacientes infectados pelo HIV a receber tratamentoanti-retroviral, gratuitamente. Assim, o Brasil foi o primeiro país em desenvolvimento a instituir essa estratégia. Ela está contemplada no Sistema Único de Saúde, estabelecido pela Constituição de1988, onde universalidade e equidade são princípios e a saúde está posta como direto da pessoa e dever do Estado. Assim, o reconhecimento do acesso á saúde como direito é fundamental para a compreensãodo modelo brasileiro de combate à epidemia do HIV.
O acesso universal aos anti-retrovirais, no Brasil, tem demonstrado ser eficiente, eficaz e efetivo. Essa estratégia resultou em uma redução de...
tracking img